Em ambiente virtual, Cofecon realizou 699ª Sessão Plenária

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 24 a 26 de setembro sua 699 Sessão Plenária. A reunião ocorreu em ambiente virtual e contou também com a participação dos presidentes de Conselhos Regionais de Economia.

A plenária começou com o debate de conjuntura realizado no dia 24, quinta-feira, quando os economistas José Luiz Oreiro e Esther Dweck abordaram a política econômica realizada pelo governo e as necessidades do país após a pandemia de Covid-19. A partir do debate, o plenário aprovou uma nota oficial, que pode ser lida AQUI.

No dia 25 pela manhã foram votados os processos administrativos e contábeis e escolhidas as ganhadoras dos prêmios Mulher Economista e Mulher Transformadora. Para o prêmio Mulher Economista, a votação se deu entre os nomes de Leda Paulani, Eveline Barbosa e Denise Lobato Gentil, sendo esta última a vencedora. Já no prêmio Mulher Transformadora, destinado a mulheres que contribuem para o desenvolvimento da responsabilidade social, da economia solidária e do empreendedorismo, a votação foi entre os nomes da Irmã Lurdes Dill, Irmã Francisca Erbênia e Suelen Ramos, sendo a primeira delas a ganhadora; coube também uma menção honrosa a Alice Kuerten, Meiriane Nunes Amaro e Ticiana Rolim Queiroz, que figuraram entre as 6 indicadas no processo de escolha da vencedora.  A solenidade de entrega da honraria ocorrerá no ano de 2021, em data a ser definida, em Brasília.

Durante a tarde, foi realizada a sessão ampliada, com a presença dos presidentes de Conselhos Regionais de Economia. Após uma troca de experiências, eles apresentam ao Cofecon suas demandas, assim como recebem informes sobre os trabalhos realizados e o andamento de questões apresentadas anteriormente. Neste ambiente, os principais pontos de debate foram os efeitos da pandemia sobre o Sistema Cofecon/Corecons; o andamento da PEC 108/2019 e outros projetos que afetam os conselhos profissionais; a migração dos sistemas informáticos contábil e cadastral; a fiscalização e a valorização profissional; e a capacitação dos funcionários do Sistema via ensino à distância.

Finalmente, no dia 26, foram realizadas as indicações para os prêmios Destaque Econômico e Personalidade Econômica do Ano 2020, que serão submetidas a votação entre os Conselhos Regionais de Economia. Também foram fixadas as anuidades para o ano de 2021, ficando a critério de cada Conselho Regional de Economia a possibilidade reduzir o valor referencial em até 30%, além de conceder descontos para pagamentos antecipados nos meses de janeiro (10%) e fevereiro (5%). Foi votada, ainda, uma alteração no normativo eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons, modificando a forma de substituição de integrantes da comissão eleitoral em casos vacância de algumas das vagas. O Plenário decidiu ainda que na hipótese de qualquer dos membros designados para a Comissão Eleitoral do Cofecon venha a inscrever-se em qualquer das chapas que solicitarem registro, ainda que na qualidade de delegado-eleitor, estará automaticamente impedido da participação na Comissão, desde o momento em que o pedido de registro da chapa seja protocolado junto ao Corecon.

Foram apreciadas também várias demandas dos Corecons da região Nordeste diante dos impactos financeiros causados pela pandemia. Embora algumas delas não possam ser atendidas, o Cofecon aprovou uma postergação de três meses no envio da cota-parte (a arrecadação do Cofecon é composta, em sua quase totalidade, por 20% dos valores das anuidades, que são arrecadados pelos Regionais e repassados ao Federal), devendo ser observadas a viabilidade operacional de sua aplicação.

A próxima sessão plenária do Cofecon será realizada no dia 30 de novembro.