Conselheiros analisam queda da atividade industrial em abril
Lauro Chaves Neto e Ana Cláudia Arruda falaram ao portal Brasil 61. Resultado foi 0,5% inferior ao de março
Os conselheiros federais Lauro Chaves Neto e Ana Cláudia Arruda foram ouvidos pelo portal Brasil 61 para comentar o resultado da produção industrial do Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em abril houve queda de 0,5% na comparação com o mês de março, encerrando uma sequência de dois meses com aumento de produção.
Para o conselheiro Lauro Chaves, a queda é decorrente de fatores sazonais. “No mercado externo, temos uma série de conflitos geopolíticos, como as guerras de Israel e da Ucrânia, e isso tem afetado as demandas globais de produtos industriais”, observou Chaves. “Sem contar que nosso sistema tributário prejudica em muito a competitividade da nossa indústria”. O texto ainda menciona que, na visão do economista, é importante encarar a indústria como motor da economia, pois ela possui um efeito multiplicador e irradia benefícios para outros setores.
Já a conselheira Ana Cláudia Arruda fala que a queda de abril foi puxada pelas indústrias extrativas, em especial a produção de minério de ferro e petróleo (-3,4%), mas que ao longo do ano há uma recuperação na atividade industrial. “É um setor que está reagindo positivamente. No primeiro quadrimestre de 2024 há uma alta de 3,5%. Em 12 meses, a atividade cresceu 1,5%”, afirmou a economista. “Mesmo com a queda, é possível observar movimentos interessantes em outros setores estratégicos para a economia, como a indústria automobilística”.
A matéria publicada pelo Brasil 61 pode ser lida clicando AQUI.