Está no ar o site do 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia

Evento será realizado nos dias 16 a 18 de outubro, em Balneário Camboriú. Inscrições serão abertas em breve

Está no ar o site do 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since)! O evento é organizado pelo Cofecon e pelo Corecon-SC e será realizado nos dias 16 a 18 de outubro, na cidade de Balneário Camboriú. O tema central será “A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. O site pode ser acessado clicando aqui: https://corecon-sc.org.br/since/. As inscrições serão abertas em breve.

O tema foi escolhido pela sua importância para a economia brasileira e aprovado pelo Cofecon em sessão plenária realizada nos dias 15 e 16 de março. Na justificativa, o Corecon-SC argumentou que o Sistema Cofecon/Corecons atua como um catalisador crucial para o desenvolvimento regional brasileiro e que “o desenvolvimento regional é um processo multifacetado que busca a redução das disparidades socioeconômicas entre as regiões, impulsionando a geração de renda, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. No entanto, diversos obstáculos impedem o florescimento do desenvolvimento regional no Brasil”. Neste sentido, os economistas têm papel fundamental: “através de sua expertise e conhecimento técnico, atuam na identificação de problemas, na formulação de políticas públicas e na proposição de soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento regional”.

Programação

A programação terá início na noite de 16 de outubro, com a palestra magna sobre o tema central do evento. Também estão previstas uma homenagem aos 60 anos do Corecon-SC, organizador desta edição do Since junto ao Cofecon, e a entrega do Prêmio Brasil de Economia.

No dia 17 os três grupos de trabalho se reunirão para discutir assuntos atinentes ao tema de cada um deles; já no último dia de evento os grupos de trabalho realizarão as votações no período da manhã, enquanto a tarde será dedicada à plenária final do evento.

Também no dia 18 está prevista a realização do Fórum da Mulher Economista, espaço de debates nos quais são discutidos os desafios que as mulheres enfrentam no exercício da profissão, e que vem se tornando cada vez mais tradicional no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons. Haverá, ainda, a premiação da Gincana Nacional de Economia, competição realizada entre estudantes de economia e cursos conexos para medir conhecimentos de forma prática por meio de um jogo eletrônico.

Local

O evento acontecerá no Hotel Sibara Spa & Convenções, localizado no centro da cidade, numa área com muitos restaurantes, bares e lojas, a poucos metros da orla da Avenida Atlântica.

Além das praias, a cidade de Balneário Camboriú é conhecida por sua infraestrutura turística. A cidade também é famosa por seu teleférico, que oferece uma vista panorâmica da região (praias, mata atlântica e a própria cidade). Outras atrações populares são o Parque Unipraias, que possui trilhas ecológicas e atividades ao ar livre; o Cristo Luz, uma estátua iluminada que marca a paisagem noturna da cidade; o aquário oceânico; e a Big Wheel, uma roda gigante com mais de 80 metros de altura.

Além disso, a pouco mais de 40 quilômetros ao sul de Balneário Camboriú encontram-se as praias de Bombinhas, que se destacam pela preservação. Na direção oposta, o parque Beto Carrero World tem atrações para toda a família.

O Since

O Since é um evento de discussões internas da categoria, realizado a cada dois anos (a edição anterior ocorreu em 2022, em João Pessoa), e tem como objetivo debater questões sobre a atuação dos Conselhos Regionais de Economia e a economia brasileira. De acordo com o regimento do evento, os debates têm como objetivos examinar questões referentes ao funcionamento (tanto normativo quanto administrativo) do Sistema Cofecon/Corecons e à atuação do economista (incluindo a formação), estabelecer linhas de ação conjunta para os Conselhos e debater a estrutura do sistema social, político, econômico e financeiro do País e sua conjuntura atual.

Tradicionalmente, o evento conta com três grupos de trabalho – e a edição de 2024 não será diferente. Um grupo discute formação e mercado de trabalho do economista, outro debate o aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons e um terceiro aborda a conjuntura econômica.

Em cada grupo de trabalho são debatidas as propostas previamente enviadas pelos Conselhos Regionais de Economia. As votações vencedoras dentro de cada grupo de trabalho (e também as não vencedoras, desde que tenham um mínimo de um quarto dos votos no grupo) serão levadas à plenária final do evento.

As votações, tanto nos grupos de trabalho quanto na plenária final do evento, são feitas entre os economistas delegados. Cada Conselho Regional de Economia tem direito a quatro delegados (sendo o presidente e mais três conselheiros efetivos eleitos pelo plenário); além disso, de acordo com o número de economistas registrados e em dia com a anuidade, cada Regional poderá indicar mais delegados (um para cada 700 economistas, desprezadas as frações menores que 200).

As propostas aprovadas na plenária final do evento são levadas ao Conselho Federal de Economia e distribuídas para que seja dado o devido encaminhamento.

Comissão do Since 2024

A Comissão Organizadora do XXVIII Since é composta por Paulo Dantas da Costa e Flávia Vinhaes Santos, presidente e vice-presidente do Cofecon; André Luiz Koerich e Eliane Maria Martins, presidente e vice-presidente do Corecon-SC; Paulo Roberto Polli Lobo, Maria de Fátima Miranda e Mônica Beraldo Fabrício como integrantes escolhidos pelo Cofecon; e Silvio José Martins Filho, Adriano de Amarante e Janine da Silva Alves como integrantes escolhidos pelo Corecon-SC.