Corecon-RS passa a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Implantação foi concluída no dia 26 de abril. Corecon-RS é o primeiro Regional a utilizar o sistema de gestão eletrônica de documentos e processos

O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul concluiu na última sexta-feira (26) a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta permite que os processos administrativos do Regional possam tramitar de forma eletrônica, sem a necessidade do papel como suporte à informação, trazendo ganhos em termos de agilidade e transparência.

“Foi uma semana intensa de atividades para deixar o Corecon-RS pronto para o mundo virtual na área de gestão de documentos, eliminando os trâmites de processos físicos, aumentando a agilidade e a transparência e reduzindo os custos operacionais”, expressou a conselheira federal Maria do Socorro Erculano de Lima, coordenadora da Comissão de Governança do Cofecon. “Pudemos sentir a apreensão inicial, mas também a alegria por virar esta chave em tão pouco tempo. A equipe aceitou o desafio e preparou a pauta da primeira plenária com toda a tramitação feita de forma virtual. É gratificante constatar que os Corecons vão otimizar seus recursos humanos e tecnológicos para dar agilidade à gestão. Que venham os próximos, com o mesmo ritmo e dedicação do Corecon-RS”.

“Gostaria de agradecer ao presidente Paulo Dantas e ao Cofecon por permitir que fôssemos o Regional piloto na implantação, e ao conselheiro Clovis Meurer por ter viabilizado junto ao Cofecon esta possibilidade”, comentou o presidente do Corecon-RS, Bruno Lanzer. “O SEI permite o acesso remoto a documentos e processos e tem mecanismos de segurança que garantem a integridade, confidencialidade e autenticidade dos documentos, além de auxiliar na padronização de processos internos do Conselho”.

O processo de implantação no SEI no Corecon-RS teve início no mês de março, com o levantamento de requisitos e análise de impacto. Mais tarde, foi criado um ambiente específico para o Conselho Regional de Economia. “Tivemos um período de 15 dias para treinamento dos nossos colaboradores e, finalmente, a visita indispensável da equipe do Cofecon”, apontou Lanzer. Durante a última semana, a equipe do Cofecon se fez presente com a superintendente Aline Tales e o assessor Rielisson Barbosa, que participaram do trabalho de implantação do SEI no Corecon-RS, concluído no dia 26 de abril. Os conselheiros federais Socorro Erculano e Clovis Meurer também acompanharam de perto.

O conselheiro federal Clovis Meurer membro da Comissão de Governança esteve à frente da implantação do SEI no Cofecon, e acompanhou o trabalho no Corecon-RS junto com a coordenadora da Comissão. “Levamos algum tempo para estudar, entender e treinar pessoas para o uso da ferramenta. Ele traz muita agilidade aos nossos processos, com uma redução importante de custos e mais transparência a todo o Sistema Cofecon/Corecons”, afirmou Meurer, que também é ex-presidente do Corecon-RS. “Talvez o mais importante para destacar é que ele leva aos profissionais uma visão de modernidade e atualidade. Eles precisam ver no Conselho uma entidade moderna, atualizada, alinhada com os processos digitais, com facilidade nos registros e na busca de informações. É um passo importante que cria valor para a nossa profissão”.

Além do acesso em tempo real, o sistema permite uma economia de recursos financeiros, de espaço e de tempo para a realização das atividades, gerando ganhos de eficiência nos serviços que o Cofecon presta à sociedade. Há funcionalidades específicas para controle de prazos, ouvidoria, geração de estatísticas, pesquisas, acompanhamento especial, modelos de documentos, organização de processos em bloco, assinaturas e acesso externo, entre outras.

Uso no Cofecon

O uso de processos administrativos tramitando em ambiente eletrônico tornou-se uma prática no Conselho Federal de Economia desde o ano passado. No mês de julho, foram aprovadas duas resoluções regulamentando o assunto – uma tratando do processo administrativo eletrônico e a outra instituindo o SEI como sistema oficial para gestão de documentos e processos no Cofecon e nos Corecons.

Ainda em julho, o Cofecon realizou uma reunião com todos os funcionários para apresentar informações sobre a ferramenta, dando um prazo para que cada um participasse, em ambiente virtual, do curso de capacitação. A utilização teve início no dia 30 de agosto de 2023.

O SEI

O SEI é um sistema de gestão documental criado por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 2009, que permite transferir a gestão de processos administrativos para o meio eletrônico. A tramitação de expedientes, desde a criação, a edição e a assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual. Ele está em uso em mais de 400 órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associações e outras entidades.