Conselheiro federal explica alta do arroz e feijão no ES

Entenda as razões por trás do aumento nos preços dos alimentos tradicionais consumidos pelos brasileiros

“Dez entre dez brasileiros preferem feijão”, cantou Gonzaguinha. Mas esse sabor, normalmente combinado com o arroz, tem ficado mais distante do prato de algumas famílias. Segundo dados do IBGE, nos supermercados da Grande Vitória, o arroz subiu 20% de dezembro de 2022 a novembro de 2023. No mesmo período, o feijão preto subiu 11,5% e o azeite 32,47%.

Para o conselheiro federal Eduardo Araújo, em entrevista ao jornal A Gazeta, a alta nos preços do arroz teve influência de fatores como o aumento das restrições nos embarques de arroz pela Índia, o principal exportador global, na tentativa de conter sua própria inflação, e problemas na safra da Tailândia, o segundo maior exportador. “Além disso, a menor área plantada na safra 22/23 no Brasil, em cerca de duas décadas, e os menores estoques em cerca de 15 anos, agravados pelo fenômeno La Niña e uma seca severa na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, contribuíram significativamente”, pontuou.

Já sobre o feijão, o conselheiro disse que o preço no Brasil aumentou devido a uma combinação de fatores: oferta inicialmente alta seguida por uma demanda que superou a produção, impactos climáticos adversos com chuvas excessivas e períodos de seca nas áreas produtoras, problemas de qualidade do produto na segunda safra, e variações na oferta ao longo do ano. “A dinâmica de mercado, incluindo a presença mínima de compradores e o impacto do fenômeno El Niño, também influenciou as cotações, resultando em aceleração dos preços no final do ano”, frisou.

A previsão para 2024, segundo Eduardo, é que que o preço do feijão continue subindo, principalmente em virtude das condições climáticas adversas que afetam as lavouras. Já o arroz deve começar a cair nos primeiros meses do ano. “A previsão é que os preços possam cair a partir de março com o ingresso da safra nacional e maior volume de importações do Mercosul”, estimou Araújo.

Confira a matéria original clicando AQUI.