Eduardo Araújo comenta dívidas do cartão de crédito

“Se a pessoa optar por pagar o valor mínimo, ela está, sem saber, contratando um empréstimo”, explicou o conselheiro federal, em matéria sobre o limite dos juros do cartão

A nova regra para os juros do cartão de crédito passou a vigorar em 2024. Uma matéria veiculada no telejornal Boa Noite Espírito Santo abordou esta forma de endividamento e a dificuldade das pessoas em pagá-lo, e o conselheiro federal Eduardo Reis Araújo falou sobre o assunto.

“Isso pega as pessoas de uma forma desavisada, porque na fatura do cartão de crédito tem um valor de pagamento mínimo da fatura”, comentou o economista. “Se a pessoa opta por pagar aquele valor de pagamento mínimo, ela está, sem saber, contraindo um empréstimo, e isso significa que no final de alguns meses aquele valor da conta que ela fez pode ficar um valor muito elevado em relação ao que ela comprou”.

A Lei 14.690, sancionada em outubro de 2023, estabeleceu que os emissores de cartão de crédito e outros instrumentos de pagamento pós-pagos devem submeter ao Conselho Monetário Nacional, anualmente, limites para as taxas de juros e encargos financeiros cobrados no crédito rotativo. Caso os limites não fossem aprovados em 90 dias, o total de encargos não poderá ser superior ao valor original da dívida.

A matéria pode ser assistida clicando AQUI.