Página para consulta de profissionais está no ar

Ferramenta permite que a sociedade saiba se determinada pessoa é ou não, de fato, um profissional devidamente habilitado com registro no Conselho Regional de Economia

Está no ar a página da Consulta de Profissionais, uma ferramenta (acessível AQUI) que permite a qualquer pessoa interessada saber se determinado profissional – seja ele economista, mestre/doutor em economia ou egresso de cursos conexos, nos casos em que é permitido – tem ou não registro no Conselho Regional de Economia. A busca também pode ser feita na base de dados de pessoas jurídicas. “Este é um instrumento adotado no Sistema Cofecon/Corecons para oferecer à sociedade uma abertura de dados e de informações que lhe possibilita o conhecimento dos economistas brasileiros”, comentou o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa. “Esta ferramenta valiosa tem um alcance social e traz as informações que a sociedade precisa. Acredito que serve de modelo para outras profissões regulamentadas que eventualmente não tenham algo parecido”.

Por que essa ferramenta de consulta é útil? Porque permite que a sociedade possa saber se um profissional que afirma ser economista é, de fato, alguém que esteja registrado e seja apto para exercer a profissão. Dado o alcance e o impacto que a atuação do economista pode ter na vida das pessoas, é preciso que a sociedade esteja protegida contra a ação de profissionais sem a devida habilitação.

Ela também permite que os Conselhos Regionais de Economia possam desempenhar melhor suas tarefas de fiscalização, uma vez que são eles quem utiliza, na maioria das vezes, esta forma de consulta.

Como funciona

O desenho da página é bastante simples e fácil de utilizar. O usuário pode selecionar entre pessoa física ou jurídica, colocar um nome no sistema (ou parte do nome) e escolher se a busca será realizada na base de dados de um Conselho Regional de Economia específico ou em todos. A partir daí, basta clicar na opção “Buscar” e esperar o retorno das informações.

Um botão de busca avançada permite filtrar dados específicos. Se o usuário tiver em mãos, por exemplo, o número de CNPJ de uma empresa e deseja saber se ela está devidamente registrada, a busca pode ser feita por este número.