Revista Contemporânea de Economia apresenta dossiê em homenagem a David Kupfer

Evento terá transmissão via YouTube e contará com a participação do conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda. Kupfer faleceu em fevereiro de 2020

A Revista Contemporânea de Economia realizará no dia 28 de novembro a apresentação do Dossiê em Homenagem a David Kupfer, professor da instituição falecido em fevereiro de 2020. O evento contará com a participação do conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda, que falará sobre a obra de Kupfer e reflexões acerca da política industrial e de inovação.

Está prevista uma programação com vários debates, que acontecerão das 15 às 18 horas, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ – Palácio Universitário, Sala 203, Campus Praia Vermelha). Haverá transmissão por meio do canal do IE no YouTube.

Programação

15h – Abertura: A contribuição de David Kupfer como professor e pesquisador do IE-UFRJ
Carlos Frederico Leão Rocha (diretor do IE-UFRJ)

15h10 – Apresentação do Dossiê em homenagem a David Kupfer
Marta dos Reis Castilho (editora-chefe da Revista de Economia Contemporânea)

15h20 – Padrões de concorrência e competitividade: conceitos e marco analítico
João Carlos Ferraz, Carlos Frederico Leão Rocha e Julia Torraca (IE-UFR); Fábio Freitas (moderador; IE-UFRJ)

15h50 – Contribuições de David Kupfer para a pesquisa sobre desenvolvimento econômico e produtivo
Hugo Carcanholo Iasco-Pereira (UFPR), João Furtado (POLI-USP) e Eliane Araújo (UEM); Marta dos Reis Castilho (moderadora; IE-UFRJ)

16h30 – A obra de David Kupfer e reflexões acerca da política industrial e de inovação
Antonio Carlos Diegues (Unicamp), Antonio Corrêa de Lacerda (PUC-SP), Ana Paula Macedo de Avellar (IE-UFRJ), Danilo Severian (CNI); João Carlos Ferraz (moderador; IE-UFRJ)

17h15 – Palavras finais
José Paulo Kupfer (jornalista econômico)

A Revista de Economia Contemporânea

A Revista de Economia Contemporânea é um periódico eletrônico editado pelo Instituto de Economia da UFRJ. Sua missão é promover o debate e o diálogo entre as correntes teórico-metodológicas ativas na expansão da fronteira do conhecimento no campo da economia. O acervo pode ser acessado clicando AQUI. (https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/index)