Eleições do Sistema Cofecon/Corecons acontecem em 30 e 31 de outubro

Saiba como gerar a sua senha e acessar o site www.votaeconomista.org.br para votar nos seus candidatos e fortalecer a profissão. Conheça também os canais para tirar dúvidas

Nos dias 30 e 31 de outubro serão realizadas as eleições do Sistema Cofecon/Corecons. Elas terão início às 08 horas do dia 30 (segunda-feira) e se encerrarão as 20 horas do dia 31 (terça-feira). A votação ocorrerá exclusivamente por meio do site www.votaeconomista.org.br , acessível em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet – quem não dispuser de um, poderá utilizar um computador na sede do Corecon. É importante, nesses casos, consultar previamente os horários do Conselho Regional de Economia de seu Estado.

O que você irá encontrar no portal www.votaeconomista.org.br ?

Link para criação da senha de votação

Ambiente de votação (a partir de 30/10)

Simulação da votação

Chapas e candidatos

Link para confirmação de seu nome no seu Colégio Eleitoral

Quem pode votar?

Todos os profissionais que estiverem em dia com o Corecon poderão votar. Aqueles que tiverem algum débito parcelado precisarão estar em dia com o parcelamento. No site, no último botão do menu disponível na parte de baixo, é possível consultar se o seu nome consta no colégio eleitoral.

Como eu faço para gerar minha senha?

Primeiro é preciso acessar o site www.votaeconomista.org.br e selecionar a opção “Obter minha senha de votação”. Em seguida, leia o termo de consentimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, e clique em “concordo”. Informe o número do CPF, selecione a opção “não sou um robô” e clique em “Iniciar criação de senha”.

Em seguida, na tela de confirmação positiva, responda as perguntas apresentadas de acordo com os seus dados cadastrados no Corecon e escolha a opção desejada (telefone ou e-mail) para receber o link de validação, usado para a geração de senha. Estes serão os únicos canais de comunicação para gerar a senha. Por isso, é muito importante que as suas informações estejam atualizadas junto ao Corecon.

Após acessar o link, escolha sua senha e clique em “Confirmar”. Informe o CPF, selecione a opção “Não sou um robô” e marque a opção “criar minha senha”.

Se ainda assim houver dificuldade, a partir de 25 de outubro, outros canais de atendimento estarão disponíveis: via chat, por meio do site www.votaeconomista.org.br (clicando em “Fale conosco”) e por telefone, gratuitamente, pelo número 0800 941 3003.

Como eu faço para votar?

Acesse o site www.votaeconomista.org.br com a senha que você criou (caso tenha perdido ou precise trocá-la, retorne ao item anterior). Para votar, é preciso que o acesso ocorra dentro do período de votação (das 08 horas de 30 de outubro até as 20 horas de 31 de outubro).

Quem estamos elegendo?

Em cada Corecon, os economistas elegerão um terço dos conselheiros regionais, além de um delegado eleitor efetivo e um suplente. A votação é feita por chapas, sendo que cada uma tem uma quantidade de conselheiros (de acordo com o número de vagas abertas) e dois delegados eleitores (um efetivo e um suplente).

Por que um terço dos conselheiros?

Os conselheiros regionais têm mandato de três anos – mas estes mandatos não são coincidentes. No momento, um terço deles tem mandato no período 2021-2023, outro terço tem mandato de 2022 a 2024 e ainda um terceiro tem mandato de 2023 a 2025. Este primeiro grupo será substituído por outros conselheiros com mandato de 2024 a 2026.

É permitido que um conselheiro seja reeleito, mas ele não pode ter mais do que dois mandatos consecutivos.

O que são delegados eleitores?

Da mesma forma que acontece nos Conselhos Regionais, o Conselho Federal de Economia renova um terço do seu quadro de conselheiros a cada ano – no caso, seis conselheiros efetivos e seis suplentes. Mas, diferentemente dos Regionais, a eleição não se dá pelo voto direto. Ela ocorre numa Assembleia de Delegados Eleitores, na qual cada Corecon é representado por um delegado, que poderá dar uma quantidade de votos de acordo com o número de economistas adimplentes (um voto para cada 100 economistas até o limite de 2.000, e um voto para cada 200 economistas acima do limite de 2.000). Esta assembleia é realizada com um mínimo de 30 dias do encerramento do mandato dos conselheiros.

Como eu posso conhecer as chapas concorrentes?

Abaixo da área de votação, o site votaeconomista.org.br tem um menu com diversas opções. A primeira delas, logo abaixo da caixa que diz “Selecione seu Corecon”, diz “Chapas e candidatos”. Após selecionar seu Corecon, neste botão você terá acesso às chapas inscritas e, ao clicar em cada uma delas, poderá conhecer seus integrantes.

Quando serão conhecidos os candidatos eleitos?

A apuração dos votos acontecerá no dia 31 de outubro, após as 20 horas – que é o horário limite para votação. O resultado será divulgado nos sites do Sistema Cofecon/Corecons.