Dois livros são apresentados na Semana de Economia da PUC-SP; conselheiro federal é coautor

Antonio Corrêa de Lacerda é organizador de Ensaios Críticos de Economia e coautor de Problemas Contemporâneos: Economia, Sociedade, Relações Internacionais 

Dois livros com participação do conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda foram apresentados nesta segunda-feira (23) por ocasião da Semana de Economia da PUC/SP. Ele é organizador de Ensaios Críticos de Economia, junto ao doutor em Economia Luiz Moraes de Niemeyer Neto, e é coautor de Problemas Contemporâneos: Economia, Sociedade, Relações Internacionais, organizado pela professora Regina Maria Fonseca Gadelha. 

Ensaios Críticos de Economia 

Ensaios Críticos de Economia debate a questão do crescimento e desenvolvimento econômico e a inserção internacional – temas centrais para a economia brasileira. Os autores são professores dos programas de pós-graduação da UFRJ, PUC/SP e PUCRGS. O livro é publicado pela editora Matrioska e tem 138 páginas. 

A obra contém quatro capítulos. O primeiro, de Luiz Niemeyer, aborda os 30 anos do Consenso de Washingon; o segundo (de Carlos Pinkusfeld, Esther Dweck e Roberto Montani Martins) trata da taxa negativa de juros reais utilizada pelo Brasil no primeiro semestre de 2020 como resposta à pandemia; o terceiro aborda efeitos fiscais do orçamento participativo nos grandes municípios brasileiros, de autoria de Adalmir Marquetti, Adelaide Saez e Henrique Peixoto; e no quarto, Antonio Corêa de Lacerda e Gabriela Fioretti discutem a inserção externa da economia brasileira nas duas primeiras décadas do Século XXI. 

Problemas Contemporâneos: Economia, Sociedade, Relações Internacionais 

Problemas Contemporâneos é publicado pela editora Appris e tem 355 páginas. Em suas páginas, aborda temas como neoliberalismo, educação, desigualdade, democracia, desenvolvimento, a moral na ciência econômica, o capital social e a economia política brasileira, entre outros. 

“Não podemos deixar de registrar a qualidade acadêmica dos autores, bem como o engajamento e compromisso desses militantes, não de um partido ou alguma associação, mas de uma causa, que é a construção de uma sociedade mais justa, na qual o homem esteja presente não apenas como predicado, mas que lhe sejam dadas as oportunidades para alcançar a condição de sujeito do processo”, expressa o professor Antônio Carlos de Moraes, da PUC/SP, no texto de apresentação.