CBE terá minicurso Economista Perito, com transmissão pela plataforma EAD do Cofecon

Aulas serão ministradas durante o Congresso Brasileiro de Economia, que acontecerá em São Luís. José Marcos de Campos, Paulo Roberto Godoy e Vilma Guimarães serão os instrutores. 

Durante a realização do XXV Congresso Brasileiro de Economia, em São Luís, será realizado o minicurso Economista Perito. Ele acontecerá no dia 08 de novembro (quarta-feira), das 9 às 12 horas, e será transmitido pela plataforma EAD do Cofecon. Inscreva-se gratuitamente clicando AQUI.  

O campo de atuação dos economistas na área de perícia é bastante amplo e envolve avaliações patrimoniais de empresas, cálculos de liquidações de sentenças trabalhistas, indenizações, análise da evolução econômico-financeira de dívidas e contratos, análise de equilíbrio financeiro, lucros cessantes, danos emergentes e recuperação de empresas, entre diversos outros temas. O profissional dessa área elabora laudos e pareceres técnicos. 

Além dos conhecimentos econômicos, o perito econômico-financeiro deve ter também conhecimentos de direito, não só para entender o funcionamento das disputas que necessitam do trabalho do perito, mas também para conhecer o funcionamento dos contratos.  

O curso será ministrado pelos economistas José Marcos de Campos, Paulo Roberto Godoy e Vilma Guimarães. Os dois primeiros abordarão conhecimentos técnicos e jurídicos, prova pericial e tipos de perícia, âmbitos judicial e extrajudicial e momentos de atuação do perito do juízo e do perito assistente técnico, bem como o mercado de trabalho do economista perito; no campo específico de perícia bancária, os temas serão sistemas de amortização de dívidas, equivalência de capitais, arrendamento mercantil e ferramentas de aferição.

Já a perita Vilma Guimarães tratará da estrutura do sistema previdenciário no Brasil e das principais demandas em perícia previdenciária, bem como das oportunidades de atuação nos regimes geral (INSS), próprio (serviço público) e complementar (fundos de pensão, bancos e seguradoras). 

Os instrutores 

José Marcos de Campos é economista pela Universidade de Guarulhos, com pós-graduação em avaliações periciais contábeis, e perito judicial, extrajudicial e assistente técnico nas áreas de economia e finanças. Também é especialista em mediação e arbitragem credenciado pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial e diretor técnico da Câmara de Mediação, Arbitragem e Perícia dos Economistas. 

Paulo Roberto Godoy é economista pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa, especialista em gerência econômica e financeira pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como fiscalizador em processos de arbitragem junto à Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. 

Vilma Guimarães é economista formada pela UFG, com especialização em perícia judicial e práticas atuariais. É perita e assistente técnica desde 2000, especialista em previdência social e previdência complementar. Instrutora em cursos de pós-graduação e de curta duração nas disciplinas: Introdução à Perícia Judicial e Extrajudicial, Perícia em Planos de Previdência Complementar (Fundos de Pensão) e Docência do Ensino Superior. 

O CBE 

Nos dias 07 a 09 de novembro a capital maranhense recebe o XXV Congresso Brasileiro de Economia. O evento terá lugar no hotel Luzeiros e reunirá vários dos principais economistas brasileiros para debater “Um novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade”. Além de profissionais e estudantes de Ciências Econômicas, estarão presentes autoridades, empresários, acadêmicos e outros interessados, proporcionando uma ocasião ímpar para troca de conhecimentos e networking. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI