Conheça os benefícios do registro de estudante no Corecon

Registro fortalece laços entre os estudantes e a profissão; carteira pode ser usada para obter benefícios de meia entrada

Eduardo Costa, 21 anos, é um futuro economista. Cursando o quarto semestre do curso de Ciências Econômicas na Universidade Católica de Brasília, ele vê na profissão uma oportunidade de contribuir para a busca de soluções que impactem positivamente a vida da população. Na visão do estudante, ser economista é saber lidar da melhor forma com situações de escassez de recursos e levar em consideração o máximo de informações necessárias para tomar decisões eficientes.

Eduardo costuma aproveitar a oportunidade de participar de cursos e palestras oferecidas pelo Regional. “Isso promove a continuidade do aprendizado, facilita a adaptação às mudanças no campo da economia e estabelece uma base sólida de boas práticas desde o início da carreira”, comenta. Para ele, a relação construtiva entre estudantes e profissionais é fundamental para garantir uma atualização contínua e um alinhamento às normas da profissão.

Ele também possui o registro de estudante no Conselho Regional de Economia. “O registro de estudante não apenas fortalece a ligação entre os profissionais emergentes e o Conselho, como também garante uma base sólida para a qualidade e a ética na prática econômica futura”, explica Costa.

Registro de estudantes

A Lei 1.411/51, que regulamentou a profissão de economista no Brasil, tornou obrigatório o registro de economistas no respectivo Conselho Regional de Economia para exercer a profissão. Mas você sabia que, além dos profissionais, os estudantes também podem se registrar no Corecon? E que os estudantes não pagam anuidade?

O registro de estudante não dá acesso ao exercício da profissão de economista. A Lei 1.411 tornou obrigatória a apresentação do diploma de Ciências Econômicas, bem como o registro profissional de pessoas físicas e jurídicas que exerçam sob qualquer forma as atividades técnicas de economia e finanças.

“Com objetivo de aproximação e valorização, disponibilizamos para os estudantes do curso de Ciências Econômicas o registro estudantil”, comenta Angeilton Lima, assessor do Corecon-DF. “Diferente do registro profissional, o de estudante no Corecon-DF é gratuito”.

No Corecon-PR o registro de estudante também não tem custo e é mais simples, tendo menos documentos obrigatórios. O gerente executivo do Regional, Amarildo Santos, destaca a importância da aproximação entre o Regional e os estudantes. “Os alunos terão acesso às informações do Corecon-PR referentes à profissão de economista, bem como a eventos e cursos. Eles vão adquirindo conhecimento sobre o papel do Corecon para, no futuro, serem profissionais devidamente habilitados”.

Benefícios

Há uma série de benefícios que podem ser acessados pelos estudantes, que variam de um Corecon para outro. “Mesmo antes de terem o dever legal de se registrarem no Conselho, os estudantes de economia podem contar com nossos serviços”, explica Júlio Poloni, gerente executivo do Corecon-SP. “Com o registro de estudante, os futuros economistas podem usufruir de descontos em cursos, plano de saúde, escolas de idiomas, acesso a plano previdenciário, entre diversas outras vantagens ofertadas pelos nossos serviços conveniados. O registro de estudante também dá acesso às palestras, lives e eventos realizados pelo Regional, além de conferir credibilidade extra aos futuros profissionais que estão buscando estágio na área e permitir a participação em sorteios para vagas em cursos e eventos promovidos por parceiros”.

O contato constante com os estudantes registrados também permite divulgar projetos de interesse deste público, como a Gincana Nacional de Economia, o Prêmio Brasil de Economia e o Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas. “Além disso, construímos a Plataforma de Educação Continuada pensando na valorização e desenvolvimento dos futuros economistas”, continua Poloni. “Ela proporciona uma qualificação profissional a partir da diversificação dos conhecimentos durante o processo de formação”.

“O estudante passa a ter maior conhecimento sobre legislação e obrigatoriedade da manutenção do registro para o exercício futuro da profissão. Além disso, são vários os Corecons que possuem atividades voltadas para os estudantes e descontos diversificados em cursos e outras atividades”, conta Angeilton. Entre as atividades do Corecon-DF que despertam mais interesse dos estudantes estão os eventos promovidos e cursos destinados à colocação no mercado de trabalho. “Os Corecons atuam de forma complementar à graduação, dando a oportunidade de participar de eventos com grandes nomes do meio econômico”.

Amarildo Santos destaca que eventos promovidos pelo Corecon-PR, como o Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) e o Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia (Epeco) têm ampla participação de estudantes, chegando a 70% do público. E acrescenta que a carteira de estudante emitida pelo Corecon é aceita como comprovante estudantil para obter descontos e meia entrada em cinemas, shows e outros eventos.