Cofecon realiza live com Tânia Bacelar

Tema será “Reconstrução: crescimento econômico e desenvolvimento social”. Evento acontecerá no dia 24 de agosto, às 19 horas, com transmissão ao vivo.

Como parte da programação do Mês do Economista, no dia 24 de agosto, a Comissão Mulher Economista e Diversidade realizará uma live, com o tema “Reconstrução: crescimento econômico e desenvolvimento social”. O evento acontecerá às 19 horas, com transmissão ao vivo, e terá a presença da economista Tania Bacelar, com mediação da conselheira Ana Cláudia Arruda e apresentação da conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva.

Clique AQUI, inscreva-se gratuitamente e garanta o seu Certificado de Participação.

“O Sistema Cofecon/Corecons tem o papel de olhar a questão do ser humano e dos princípios elementares da economia, como a igualdade e o emprego, além de levar qualidade de vida para as pessoas”, expressou Teresinha, coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade. Em relação ao momento econômico pelo Brasil, a conselheira apontou para a importância dos economistas: “Somos formadores de opinião e temos que assumir nosso papel de definir cenários, avaliar, criticar políticas que são implementadas e sermos vigilantes para que a economia cresça”.

“O governo que assumiu em 2023 tem como principal estratégia a retomada do crescimento econômico para enfrentar as disparidades sociais. Temos desafios que requerem soluções imediatas, como a miséria e a fome”, comentou a conselheira federal Ana Claudia Arruda. “a presença do Estado planejador é muito importante para, atuando em conjunto com o mercado, alavancar o desenvolvimento do Brasil”.

Tania Bacelar de Araújo é doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Pantéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. É professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Foi premiada pelo Cofecon em 2018 como Personalidade Econômica do Ano e em 2022 com o prêmio Mulher Economista.

Nova logomarca

Na ocasião, a Comissão Mulher Economista e Diversidade apresentará sua nova logomarca. Criada como Grupo de Trabalho em 2016, passou a ter o status de Comissão a partir de 2020 e, desde 2023, passou a englobar também as ações para a diversidade.

“A nova logomarca simboliza a união das mulheres economistas e o compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e da diversidade no campo das ciências econômicas”, afirma Teresinha. “Ela representa a importância do trabalho em conjunto e a riqueza trazida pela pluralidade de ideias e de perspectivas”.