Cofecon realiza debate com Gabriel Galípolo; redução da taxa de juros é o tema

Evento é parte das comemorações do Mês do Economista e terá transmissão ao vivo, no dia 15 de agosto, às 10 horas. Inscreva-se gratuitamente 

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, é presença confirmada no evento virtual que será realizado pelo Cofecon no dia 15 de agosto, às 10 horas, como parte das comemorações do Mês do Economista. Na ocasião, haverá um debate sobre a “Redução da taxa Selic e as implicações para a economia brasileira”, com transmissão ao vivo. A apresentação será do presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, enquanto os conselheiros Antonio Corrêa de Lacerda e Fernando de Aquino Fonseca Neto atuarão como debatedores. 

Em sua mais recente reunião – e a primeira desde que Galípolo assumiu a diretoria de Política Monetária – o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu pela redução da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano. A redução dos juros era cobrada há vários meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Para acompanhar o debate, inscreva-se em https://bit.ly/3rZlm7g   

Participantes 

Gabriel Galípolo é graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política (PUC/SP). Lecionou nos cursos de graduação da mesma instituição e no MBA da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e é pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Atuou na assessoria econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos e na Secretaria de Economia e Planejamento, ambos do estado de São Paulo, durante o governo de José Serra. Foi também presidente do Banco Fator. No governo Lula, foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, teve seu nome aprovado pelo Senado em julho. 

Paulo Dantas da Costa é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Após trabalhar no Banespa, foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas e presidente do Conselho Federal de Economia. 

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES. Dedica-se continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou cerca de 20 livros da área de Economia – entre eles, “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro”. Foi presidente do Cofecon por quatro mandatos. 

Fernando de Aquino Fonseca Neto é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Economia pela mesma instituição e doutor pela Universidade de Brasília. Lecionou em várias instituições de ensino superior e foi presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco. É analista do Banco Central do Brasil, onde atua no Departamento de Operações do Mercado Aberto, e conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia. 

Evento 

Debate: Redução da taxa Selic e as implicações para a economia brasileira 
Quando: 15 de agosto, às 10 horas 
Inscrições: https://bit.ly/3rZlm7g 
Convidado: Gabriel Galípolo 
Apresentação: Paulo Dantas da Costa 
Debatedores: Antonio Corrêa de Lacerda e Fernando de Aquino Fonseca Neto