Prêmio Paul Singer – Perguntas e respostas

O Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas é uma iniciativa do Cofecon e do Instituto Paul Singer, criado para incentivar atividades de economia solidária no formato de projetos de extensão, preferencialmente em incubadoras universitárias. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto de 2023 (AQUI). A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária.

Confira as perguntas e respostas frequentes e inscreva seu trabalho na premiação que valoriza iniciativas solidárias que fazem a diferença na vida dos mais vulneráveis. Quem responde é a economista Teresinha de Jesus, coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária.

1. Posso inscrever um projeto que não tenha vínculo com uma universidade?
Pode sim! O importante é que, conforme o regulamento, o projeto conte com pelo menos um estudante de economia ou curso conexo e um economista entre os coordenadores da iniciativa.

2. O projeto que desenvolvemos conta com estudantes de economia matriculados em diferentes instituições de ensino, e agora?
Ótimo que vocês estejam agregando estudantes de mais de uma universidade para realização do projeto de economia solidária. E sim, vocês podem inscrever o projeto no Prêmio Paul Singer. Um dos pontos fortes da premiação é reconhecer o trabalho coletivo, comprometido e multidisciplinar realizados por instituições de ensino, cooperativas, ONGs, associações e grupos informais, desde que atendam ao previsto no regulamento.

3. Profissionais já graduados poderão inscrever seus projetos ou apenas graduandos em economia e cursos conexos?
No caso do Prêmio Paul Singer, formados e graduandos caminham juntos! O regulamento, sobre os números, diz que:
Serão até SEIS autores por projeto;
Destes, UM ou mais estudantes de economia ou cursos conexos aprovados pelo Cofecon;
Número ILIMITADO de profissionais coordenadores, sendo pelo menos UM economista.

4. Em que formato o trabalho deve ser apresentado para concorrer à premiação?
Ao clicar AQUI, você terá acesso ao formulário próprio e poderá escolher entre duas categorias; informar, entre os dados, início das atividades, número de participantes estudantes de economia e cursos conexos, número de coordenadores; além de inserir plano de ação ou plano de negócios. Por meio do formulário, é possível também incluir links, fotos e vídeos. Mas atenção: esse material não pode comprometer o anonimato do projeto.

5. Como é feita a avaliação do projeto?
De acordo com o regulamento, na categoria Implantação de Projetos a Comissão Avaliadora se baseará no plano de negócios do projeto, e, na categoria Assessoramento de Projetos, a avaliação se baseará em documento que contemple os seguintes critérios: diagnóstico, execução, resultado e conclusão. E por último e não menos importante, não deixe de nos contar os motivos que levam você a se inscrever no Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas.

6. Inscrevi o meu projeto ano passado, posso inscrevê-lo novamente esse ano?
Se você não tiver sido contemplado como ganhador, sim! Temos a certeza de que ao longo do último ano novas iniciativas de economia solidária surgiram, enquanto outras se fortaleceram. Contamos com o seu projeto!

7. Como faço para ter acesso aos trabalhos inscritos em 2022?
Todos os projetos de 2022 foram apresentados em formato de matéria no Caderno Especial de Economia Solidária da Revista Economistas. Para acessar, clique AQUI.

8. Existe um canal para tirar dúvidas sobre o Prêmio Paul Singer?
Sim. A equipe técnica do Cofecon está pronta para tirar dúvidas e auxiliar os responsáveis pelo projeto nas inscrições. Faça um contato inicial pelo e-mail: [email protected].

Saiba mais:
Regulamento
Portal do Prêmio Paul Singer
Formulário de Inscrição
Projetos inscritos em 2022
Fale conosco