IBC-Br sobe 0,56% em abril: “Desaceleração tem sido menor que o projetado”, comenta Róridan

Conselheiro federal falou à agência Radioweb sobre o indicador, que é considerado uma prévia do PIB e acumula alta de 3,43% nos últimos 12 meses 

O Banco Central do Brasil divulgou na última sexta-feira o seu índice de atividade econômica, o IBC-Br, número que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Na comparação com o mês anterior, houve uma alta de 0,56%; já no acumulado de 12 meses o aumento foi de 3,43%. O resultado superou as expectativas e o conselheiro federal Róridan Duarte comentou o tema para a agência Radioweb. 

“Esse crescimento apontado pelo índice surpreende e mostra que a desaceleração da economia tem sido menor do que se projetava. Por outro lado, apesar do crescimento razoável, ainda temos uma perspectiva de desaceleração no PIB projetado para 2024”, analisou o conselheiro. “Teremos um crescimento superior ao que o mercado projetava inicialmente, mas ainda com um viés de desaceleração para o ano que vem”. 

E o que levou o índice a uma alta superior ao que se esperava? “Temos uma desaceleração muito forte no setor de serviços e a indústria com redução. O que tem puxado esse índice para cima é o setor primário, sobretudo os indicadores agropecuários”, responde Róridan. “Além disso, podemos apontar como uma causa da manutenção da demanda agregada no país algumas medidas do atual governo voltadas para a política social. O restabelecimento do bolsa família, com valor até mais elevado do que vinha sendo praticado, pode ser um indicador de estímulo ao consumo que tem segurado um pouco esses índices e evitado uma desaceleração maior do que temos observado”. 

A matéria pode ser escutada clicando AQUI