723ª Sessão Plenária: Coordenadores de Comissões e Grupos de Trabalho apresentam projetos e ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons

Conselheiros federais do Cofecon se reuniram hoje, 19, em Brasília, para o primeiro dia da 723ª Sessão Plenária Ordinária do Cofecon. Entre os itens de pauta, foram apresentadas as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons entre março e maio de 2023.

O coordenador da Comissão de Política Econômica, Fernando de Aquino Fonseca Neto, relatou a realização do Seminário Novo Arcabouço Fiscal: Possibilidades e Limites para o Desenvolvimento Sustentável, realizado em 25 de abril, que contou com nomes como Guilherme Mello (Ministério da Fazenda), Thaís Custódio (Rede de Economistas Pretos e Pretas), Júlia Braga (Universidade Federal Fluminense), André Paiva Ramos (Sindecon/SP), Simone Deos (IFFD e Unicamp), Dep. Lindbergh Farias, entre outros palestrantes. “O conteúdo do seminário está disponível em forma de matéria, podcast e vídeo no canal do YouTube do Cofecon”, pontuou. Aquino também anunciou o novo seminário, previsto para o mês de junho, que tratará do Novo Arcabouço Monetário.

Aquino aproveitou também para informar sobre o Economia em Debate: Políticas de Desenvolvimento para o Nordeste, que receberá o economista Aristides Monteiro, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA, pessoalmente no Cofecon, hoje, (19), a partir das 17h, com transmissão pelo YouTube.

Já o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Comunicação, Antonio Corrêa de Lacerda, relatou o trabalho desenvolvido pela comissão e comentou a publicação da revista Economistas de março, que apresenta artigos escritos por mulheres economistas ou que abordam temas relacionados à mulher e diversidade. Ao mencionar o podcast Economistas, Lacerda lembrou aos presentes que é possível sugerir temas e fontes para o podcast, que “tem grande audiência entre os economistas e estudantes”, pontuou.

Lançado com o objetivo de apresentar termos econômicos para sociedade em geral, o conselheiro chamou a atenção para os verbetes apresentados no Descomplicando a Economia. “Arcabouço fiscal, Inflação, Economia Solidária são apenas alguns dos temas abordados. Certamente esse é um projeto que leva, de forma didática, a economia para o público mais jovem e sociedade em geral”, avaliou. Lacerda destacou também o Cofecon Divulga, que compartilha nas redes sociais eventos, cursos e iniciativas desenvolvidas e promovidas pelos Conselhos Regionais de Economia de todo o País.

As próximas ações apresentadas pelo coordenador da comissão incluem o lançamento da revista Economistas do mês de junho, “que trará como tema o Novo Arcabouço Fiscal, refletindo o conteúdo apresentado no Seminário Novo Arcabouço Fiscal, promovido pela Comissão de Política Econômica do Cofecon, em parceria com diferentes entidades”, o lançamento da XII Gincana Nacional de Economia e a produção da campanha em comemoração ao Mês do Economista.

Como coordenador da Comissão de Reforma Tributária, Lacerda anunciou a realização de Seminário no 2º semestre de 2023 para abordar o tema. “O Cofecon apoia e realiza eventos com foco na reforma tributária necessária e acreditamos que a nossa contribuição é muito importante para o debate”, finalizou.

Entre os projetos de destaque do Sistema Cofecon/Corecons, a conselheira federal Maria de Fátima Miranda, em nome da Comissão de Educação, apresentou os números do Desafio Quero Ser Economista e ressaltou a superação de vários dos Corecons na edição de 2023. “Estar à frente deste projeto, ao lado do coordenador da Comissão de Educação, Carlos Alberto Safatle, é motivo de grande orgulho. Destaco, aqui, os trabalhos de todos os Corecons que contribuíram para que contássemos com 3.731 inscritos. Chamo a atenção para o desempenho, por exemplo, do Corecon-RO que saiu de zero inscritos em 2022 para 208 este ano, do Corecon-AM foi de 28 inscritos para 104 inscritos em 2023 e do Corecon-AL que teve 3 inscritos em 2022 e 23 em 2023”, afirmou. Além disso, a conselheira parabenizou os recordistas em números de inscritos, os Corecons ES, PE e CE.

Na sequência, Maria de Fátima apresentou o novo formato das oficinas do Programa EAD para Economistas, que deixaram de ser 100% ao vivo e apresentam um misto de aulas gravadas e ao vivo. “A primeira oficina, com o tema Reestruturação de Empresas, apresentada pelo economista Pedro Afonso Gomes, foi um grande sucesso. As 4 aulas somaram mais de mil visualizações e o total de inscritos chegou a 391”, comemorou. Maria de Fátima também pontou o fato de a última aula ter oferecido aos alunos inscritos a possibilidade de interação, em tempo real, por meio de ambiente Zoom, com o economista Pedro Afonso. “Os inscritos abriram suas câmeras e microfones e apresentaram suas dúvidas, que foram prontamente respondidas. Esse é, sem dúvidas, um diferencial do novo formato”, finalizou.

A conselheira federal Flávia Vinhaes e coordenadora do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, relatou que além da divulgação do Manifesto aos Governantes, Parlamentares e Sociedade em Geral, as entidades que fazem parte do FNRDS já estão traçando e executando ações para 2023. “Estamos organizando agenda com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; com o ministro da Educação, Camilo Santana; e com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A ideia é partilhar os ideais do FNRDS com membros do governo e parlamentares, uma iniciativa que fortalece o nosso papel na luta contra a desigualdade social”, pontuou a coordenadora. Flávia também lembrou que em 31 de março o FNRDS enviou ao Bacen e ao Copom a nota oficial “Banco Central mantém o Brasil com a maior taxa de juros real do mundo”.

A partir da confirmação da data e local de realização do XXV Congresso Brasileiro de Economia, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro, no Hotel Luzeiros São Luís – Maranhão, o vice-presidente do Cofecon, Eduardo Rodrigues da Silva, e o conselheiro federal Heric Hossóe apresentaram o portal do evento, que, em construção, traz palestrantes convidados e programação preliminar. “Entre os nomes confirmados estão Paulo Nogueira Batista Jr., Leda Paulani, Rosa Maria Marques, Ladislau Dowbor, Carlos Pinkusfeld, Carlos Augusto Gadelha, André Rocaglia e Tânia Bacelar, entre tantos outros. Juntos iremos debater Um novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade, que é o tema do evento”, comentou Hossóe. Já o vice-presidente do Cofecon lembrou que um dos pontos altos do CBE é a realização da Gincana Nacional de Economia. “Como já acontece ao longo das edições, o CBE irá receber a Gincana Nacional de Economia, evento voltado aos estudantes de graduação em Ciências Econômicas e que aproxima as universidades, os professores e alunos do Sistema Cofecon/Corecons”, ressaltou.