Abono anual para segurados do INSS será antecipado

Pagamentos, que normalmente são feitos na segunda metade do ano, começam em 25 de maio e vão até 7 de julho. Presidente do Cofecon vê a medida como positiva

O governo federal anunciou que vai antecipar o pagamento do abono anual – conhecido como o 13º dos aposentados e beneficiários do INSS. O benefício, que normalmente é concedido durante o segundo semestre do ano, terá a primeira parcela paga entre os dias 25 de maio e 7 de junho e a segunda entre 26 de junho e 7 de julho. O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, vê a medida como positiva.

“Esta é uma notícia bem interessante do ponto de vista econômico, porque favorece as possibilidades de aumento do consumo com evidentes consequências no desempenho econômico, na medida em que essas pessoas com um dinheiro novo em mãos terão possibilidade de carrear estes recursos para o consumo”, comentou Dantas.

Para quem possui dívidas, a utilização deste dinheiro para quitá-las é um bom caminho, na visão do presidente do Cofecon. “Outra possibilidade que devemos considerar é a que as pessoas passam a ter de resolver dívidas que estão sob sua responsabilidade, especialmente as do cartão de crédito e cheque especial, que têm custos muito elevados”.

O pagamento do abono anual terá um impacto total superior a 62 bilhões de reais. O piso previdenciário – valor mínimo dos benefícios do INSS – passou a ser de R$ 1.320 a partir de maio, acompanhando o novo valor do salário mínimo nacional. O aumento não afetou os valores de benefícios acima do salário mínimo, que são reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor