Desafio Quero Ser Economista começa no dia 08/05

Espírito Santo, Pernambuco e Ceará foram os estados com mais estudantes inscritos. Ao todo, o Desafio terá 3.718 participantes 

 

Está tudo pronto para o início do 8º Desafio Quero Ser Economista. A competição, criada em 2016 e que distribui R$ 4,5 mil em prêmios, ocorre em ambiente virtual e nela os estudantes são apresentados a conceitos econômicos, à profissão de economista e ao Sistema Cofecon/Corecons. Neste ano, um total de 3.718 estudantes se inscreveram no Desafio. 

O estado com mais inscritos foi o Espírito Santo: pela primeira vez um Corecon superou a marca de mil inscrições. O sucesso se deve, em grande medida, a um projeto iniciado em 2016: o Corecon nas Escolas, criado em 2016 para levar conhecimentos de educação financeira e apresentar a profissão de economista aos estudantes de ensino médio. “A rede Gazeta, afiliada da TV Globo, cobriu algumas das apresentações e noticiou no telejornal de maior audiência no estado. Se antes nós tínhamos que bater na porta das escolas, depois disso nós é que fomos procurados por elas”, comenta o economista Ricardo Paixão, coordenador do projeto. Ele calcula que o projeto já contemplou diretamente mais de mil alunos de ensino médio e, indiretamente, um número incalculável, graças à cobertura da imprensa.  

Outra ação que trouxe muito resultado no Espírito Santo foi reunir um grupo de professores parceiros. “Eles passaram a incorporar a participação no Desafio como atividade da disciplina deles, nas aulas de geografia, de economia e finanças para cursos técnicos, além de outras disciplinas, e isso vale pontos. Assim passamos a ter adesão significativa dos alunos”, explica Paixão. “Além disso, contamos com o apoio de pedagogos e diretores de escolas. Nós levamos um documento explicando o projeto Corecon nas Escolas e divulgamos o Desafio por meio desta porta que se abre para nós”. 

O Corecon-PE usa desde 2021 uma estratégia própria de divulgação: enviar ofícios para todas as escolas possíveis. “Algumas delas, sobretudo as públicas, temos os e-mails desde 2021. Adicionalmente, conversamos com a Secretaria de Educação e conseguimos o contato de mais escolas públicas, enviando o ofício e os folders para divulgação entre os alunos”, conta Rayssa Mercês, gerente executiva do Corecon-PE. A divulgação do Desafio foi reconhecida com o primeiro lugar no projeto de reconhecimento de boas práticas do Sistema Cofecon/Corecons, realizado em agosto de 2021. 

Em tempos de pandemia, a visitação às escolas não era uma estratégia possível e o envio de ofícios se mostrou viável. Mas a mudança de gestão trouxe uma nova dificuldade. “A secretaria de educação é dividida em 16 gerências e cada uma delas tem seu gestor. Com a troca, tivemos alguma dificuldade de contato. Não estávamos esperando um resultado tão bom”, comenta Rayssa, em referência ao fato de que Pernambuco foi o segundo estado com mais inscritos no Desafio. “Visitamos cerca de 20 a 30 escolas e muitas se mostraram interessadas no Desafio e divulgaram de fato entre os seus alunos. Foi algo novo que fizemos neste ano”. 

A visita às escolas também foi uma estratégia adotada no Corecon-RO. Em 2022 o estado não teve alunos inscritos no Desafio Quero Ser Economista. Em 2023 foram 208 inscrições – um número acima da média nacional. “Fomos à Secretaria de Educação do estado e conversamos com algumas prefeituras, e duas escolas particulares que têm muitos alunos no ensino médio”, comenta o economista Francisco Aroldo Vasconcelos, conselheiro do Corecon-RO. Ele também concedeu entrevistas em emissoras de rádio para falar sobre a competição. “Em março e abril movimentamos algumas pessoas, tanto conselheiros quanto economistas do interior do estado que também abraçaram o projeto. Assim aumentamos bastante o número de inscritos”. 

O Corecon-PB mais do que dobrou o número de inscrições em relação ao ano passado. “Trabalhamos em duas linhas. Uma via ofício, identificamos as 14 Gerências Regionais de Educação e entramos em contato com elas, no sentido de transmitirem o ofício às escolas”, explicou Celso Pinto Mangueira, presidente do Corecon-PB. “A outra linha foi que, também por meio de correspondência, identificamos escolas em João Pessoa que têm uma quantidade maior de turmas de ensino médio. Também contamos com apoio da TV, por meio de entrevistas, bem como através de um jornalista que atua há muito tempo na área educacional e tem sua própria mídia. Ele fez algumas publicações a respeito do Desafio. Assim tivemos a possibilidade de conquistar um número expressivo de inscrições. 

A competição tem início na próxima segunda-feira (08) e o prêmio principal é de R$ 2 mil para o primeiro colocado – ou será primeira colocada? Como curiosidade, desde 2019 o Desafio tem tido uma menina como ganhadora, e em 2022 elas ocuparam os três primeiros lugares. Qual dos 3.718 estudantes ficará com o primeiro lugar?