Paulo Dantas: “aumento do salário mínimo é positivo”

A expectativa, segundo o presidente do Cofecon, é de que os próximos reajustes contenham ganhos reais mais significativos 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou na última quinta-feira (27) que o salário mínimo em 2023 será de R$ 1.320. O reajuste representa um acréscimo de 18 reais em relação ao valor vigente até abril, garantindo um aumento real de 2,8% neste ano. A medida foi autorizada por meio da Medida Provisória 1172/23, que já está em vigor, mas terá de ser analisada pelos plenários da Câmara e Senado. 

O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, participou de matéria veiculada pela agência Radioweb sobre o assunto. “O aumento é positivo, embora a gente tenha que considerar que 18 reais agora representam algo de muito pequena dimensão. A expectativa, com essa nova administração, é de que esses ganhos reais acontecessem de uma forma mais significativa. Como se trata do primeiro movimento do salário mínimo no novo governo, vamos esperar que os próximos reajustes tenham uma expressão econômica mais visível”, comentou Dantas. O reajuste custará R$ 5 bilhões aos cofres da União – o que, para o economista, não representa um custo alto: “Tem um efeito que não é de elevadíssima dimensão”.  

O ministro também confirmou que será utilizada uma política de valorização do salário mínimo com base na inflação do ano anterior somada ao crescimento do PIB de dois anos antes. O salário mínimo, além do impacto que tem no poder aquisitivo do trabalhador, tem reflexos em outras áreas como aposentadorias, benefícios do INSS, contratações com carteira assinada, abono salarial e seguro-desemprego. 

A matéria pode ser escutada clicando AQUI.