CBE 2023 acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro

O evento pretende reunir, em formato híbrido, mais de 1.500 participantes, entre economistas, consultores, técnicos, analistas, gestores de empresas e instituições governamentais, professores, pesquisadores e estudantes 

 

O Congresso Brasileiro de Economia (CBE) é um tradicional evento realizado pelo Sistema Cofecon/Corecons desde 1968 e que acontece a cada dois anos. A edição de 2023, confirmada para acontecer na capital maranhense, acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro. Anteriormente programado para outra data, a partir da avaliação e sugestão do Corecon-MA, que sediará o evento, o evento foi antecipado em uma semana. Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, a mudança é positiva. “Fomos informados pelo Corecon-MA sobre algumas inconveniências, algumas delas intransponíveis, para realização do evento na semana do feriado da Proclamação da República. A partir da avaliação das circunstâncias, o plenário do Cofecon aprovou a mudança de datas, garantindo, assim, a participação de um maior número de congressistas”, afirmou. 

Com o tema “Um novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade” o evento acontecerá em formato híbrido pela primeira vez e colocará os economistas novamente no centro do debate da construção de uma nova agenda de ações estatais voltadas para o desenvolvimento sustentável. 

Para tanto, a programação do XXV CBE vai contar com palestras, mesas redondas, workshops, encontros temáticos, apresentação de trabalhos científicos, cerimônias de premiações e homenagens. 

 

Objetivo geral do CBE  

O objetivo geral é debater temas relacionados com a conjuntura econômica nacional e internacional, sem deixar de lado questões políticas mediante os resultados das eleições de 2022; e, sanitárias, ao considerar o risco de retorno de nova onda de Covid, que afetam fortemente a construção de um Novo Futuro. 

Objetivos específicos  

I – congregar economistas, acadêmicos, estudantes bem como outros profissionais e demais integrantes da sociedade;  

II – divulgar e difundir a produção do conhecimento científico em economia;  

III – propiciar o intercâmbio técnico, científico, político e cultural entre os profissionais e organizações nacionais e internacionais ligadas à economia;  

IV – estimular o debate com os profissionais economistas sobre o papel dos órgãos que integram o Sistema Cofecon/Corecons;  

V – constituir-se em um espaço de expressão econômica, social e política, de modo que os economistas e os dirigentes das entidades que os congregam possam obter dos membros da sociedade organizada suas impressões sobre os profissionais e sobre a ciência econômica;  

VI – em razão do disposto no inciso anterior, estimular a reflexão sobre a inserção e o papel do economista na sociedade. 

 

Resultados esperados 

  • Despertar o interesse no tema do evento;  
  • Promover a valorização profissional do economista e da atuação do Sistema Cofecon/Corecons;  
  • Divulgar a produção acadêmica na área da economia;  
  • Promover o intercâmbio entre os profissionais de economia filiados ao Sistema Cofecon/Corecons de todo o país, bem como proporcionar a integração com os futuros profissionais e outros segmentos da sociedade.  
  • Valorizar, através da instituição de prêmios de reconhecimento, a atuação dos profissionais da área, homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor e incentivar os futuros profissionais.