Juros altos podem prejudicar saúde financeira das empresas, afirma conselheira

Economista Ana Cláudia Arruda falou sobre o assunto com a CBN Recife 

A conselheira federal Ana Cláudia Arruda falou nesta quarta-feira (08) à rádio CBN Recife sobre o impacto da taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano, sobre a saúde financeira das empresas no Brasil. Para a economista, a questão dos juros seria um problema histórico e cultural e isso levaria a uma perda de capacidade e de competitividade das empresas que estão no país. 

“Existe um falso consenso de que os economistas comungam com essa política do Banco Central de juros altos. Hoje nós temos uma política nociva ao crescimento macroeconômico do Brasil” disse Ana Cláudia ao veículo. Para ela, o fato de esta questão estar em crescente debate dentro da mídia é muito importante para que esta situação mude.  

A conselheira diz também que não há justificativa para uma escalada de 13,75% para controlar a inflação, já que não é o excesso de demanda que faz com que ela cresça neste momento. Ana Cláudia ainda reforça que economistas do governo, do Banco Central e da mídia deveriam investigar melhor as causas da inflação para que medidas mais eficientes de controle sejam tomadas, de forma a não afetar tanto as empresas e o cidadão comum.