Fernando de Aquino fala sobre aumento de preços

Alta tem como causa a guerra na Ucrânia

Na última sexta-feira (24), o conselheiro federal Fernando de Aquino concedeu uma entrevista ao Jornal das 22 da Rede Internacional de Televisão (RIT TV). A entrevista fez parte de uma reportagem sobre a guerra na Ucrânia, que já se estende por um ano. A fala do conselheiro foi direcionada ao aumento dos preços dos combustíveis e do petróleo no mundo devido ao conflito. 

A guerra travada por Rússia e Ucrânia gerou inflação no mundo todo – que já tentava se recuperar da pandemia de COVID-19. Aquino relacionou a alta dos preços dos combustíveis, fretes e produtos ao aumento direto do preço do petróleo. Isso, para o especialista, influencia diretamente o valor dos combustíveis, aumentando os preços dentro das cadeias de distribuição.  

“O petróleo atingiu US$ 100,00 o barril recentemente, coisa que não acontecia desde 2014, o que onera diretamente seus derivados e também os fretes e custos de transportes. Temos pressões de preço e dificuldade de abastecimento numa série de itens em função dessa guerra”, disse Fernando para a emissora. 

Para o Presidente ucraniano, o fim da guerra deve ocorrer ainda neste ano. Ele disse que está determinado a derrotar o esforço de guerra russo. Mas a opinião de especialistas sobre política internacional é de que o conflito deve se alongar por mais tempo. Enquanto isso, países como o Brasil sentem as reverberações econômicas e políticas do embate entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).