Setor de serviços teve forte crescimento em 2022

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) mostra que o volume de serviços prestados no Brasil apresentou um crescimento de 8,3% em 2.022. Em dezembro, o setor de serviços avançou 3,1%.

O setor de serviços cresceu 3,1% na passagem de novembro para dezembro. O resultado refletiu o forte avanço em todas as rubricas pesquisadas, com exceção dos serviços de informação e comunicação. Na comparação interanual, o setor de serviços cresceu 6%, desacelerando em relação a novembro 6,5%.

O destaque foi o setor de transportes, que cresce desde 2020, mas com dinâmica diferente: inicialmente, por causa da área de logística, com alta nos serviços de entrega, em substituição às compras presenciais. Já em 2022, há a manutenção da influência do transporte de carga, puxado pela produção agrícola, mas também pela reabertura e a retomada das atividades turísticas, impactando o índice no transporte de passageiro.

Nesse caso, o movimento também tem a ver com a retomada de serviços presenciais, mas de maneira inversa. Durante os períodos de isolamento mais severos, as famílias de maior renda, que participam mais desse segmento, realocaram o gasto para esse setor. Com a retomada pós-isolamento, a leitura é que a distribuição de investimentos mudou, com uma realocação dos gastos familiares.

A dificuldade enfrentada pelo segmento é explicada por diversos fatores, desde uma possível alteração estrutural no consumo das famílias provocada pela pandemia, com o boom de serviços on-line e trabalho remoto, até fatores conjunturais, como a perda de poder aquisitivo da população e a inflação.

Confira a nota econômica na íntegra clicando AQUI.