Aquino defende uso de outros instrumentos para controlar inflação

O coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino Fonseca Neto, falou ao podcast RW Dinheiro, da Agência Radioweb, sobre a ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Na semana passada o colegiado manteve a taxa básica de juros no patamar de 13,75%.

“É uma forma muito perversa de controle da inflação, porque não há excesso de demanda, a economia já está desaquecida. A taxa de juros nessa altura reduz a atividade econômica, aumenta o desemprego, as pessoas compram menos”, comentou o conselheiro.

Aquino defende a utilização de outros instrumentos para o controle da inflação. “Precisamos agir nos mercados. Pode-se utilizar imposto de importação e exportação para tentar incentivar este controle de preços; usar estoques reguladores de produtos agropecuários; o desenvolvimento da matriz energética, para que ela opere com um custo de produção menor; com isso, haveria um controle da inflação ao longo do tempo”.

De acordo com o Copom, a taxa de juros leva de seis a dezoito meses para ter um impacto efetivo na economia. A meta de inflação estipulada para 2023 é de 3,25% – com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O áudio pode ser ouvido clicando AQUI.