Setor de serviços avança em setembro

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) avança e tem novo crescimento em agosto. O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,9% em setembro de 2022, diante de um avanço de 0,7% em agosto de 2022. No ano, a alta acumulada passou de 8,4% em agosto para 8,6% em setembro, mantendo a trajetória ascendente.

O setor de serviços, em particular, registra boa recuperação em relação ao período da pandemia. Em setembro, atingiu o nível mais alto da série histórica, ultrapassando o recorde anterior de 2014, além de ficar 11,8% acima do patamar de fevereiro de 2020, no imediato pré-pandemia.

O desempenho do mês de setembro segue reforçando a participação relevante do setor de serviços para a composição do PIB de 2022. Assim, apesar da desaceleração esperada para a atividade econômica no segundo semestre deste ano, diante do quadro de aperto monetário, o setor de serviços tem se mostrado resiliente.

Entre os fatores que têm favorecido essa dinâmica encontram-se as medidas contracíclicas promovidas pelo governo federal, que seguem favorecendo o consumo das famílias. Contudo, vale ressaltar que para 2023, haja vista a combinação de incertezas domésticas e a desaceleração do crescimento global, há fatores que pesam sobre a perspectiva do crescimento da economia.