Descomplicando a Economia: PIB

A economia é comumente considerada um assunto complexo, de difícil acesso e que inclui um jargão próprio, o “economês”. Pensando nisso, o Cofecon lança o projeto “Descomplicando a Economia”, que tem como objetivo tornar os conceitos econômicos mais acessíveis ao público em geral.

Por meio de publicações semanais nos sites e nas redes sociais do sistema Cofecon/Corecons, em formato de quadrinhos, Dona Elda, Guilherme, Manoel e Isabela – nossos personagens – irão conversar e explicar temas que fazem parte do dia a dia econômico de toda população.

Confira abaixo o nono episódio do projeto:

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade num período – geralmente, um ano ou trimestre. Ele representa a riqueza de um país, de forma quantitativa. Por ter esta característica, ele ajuda a medir o tamanho de uma economia, mas não expressa caraterísticas qualitativas, tais como distribuição de renda ou acesso a serviços.

Para evitar que um mesmo item apareça duas vezes na soma, se um país produz dez reais de trigo, vinte reais de farinha de trigo e trinta reais de pão, para o cálculo do PIB contará apenas o pão, uma vez que o trigo e a farinha já estão inseridos no preço do pão.

A partir do desempenho do PIB, várias análises podem ser feitas, tais como a comparação do desempenho de um país, região ou cidade em relação a outro período, ou mesmo fazer comparações nacionais e internacionais quanto ao tamanho das economias. Também é possível calcular o indicador por número de habitantes (PIB per capita).