Presidente do Cofecon fará parte do governo de transição

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, foi anunciado nesta quinta-feira (10) como integrante da equipe de transição do novo Governo, no grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República eleito para o mandato de 2023-2026, Geraldo Alckmin.

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os seus livros, encontram-se “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro (ainda no prelo)”.

Além de Lacerda, outros integrantes anunciados para o grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão foram o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega; o deputado federal Enio Verri; e a economista Esther Dweck. Mantega já foi premiado pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano 2011; Lacerda recebeu a mesma distinção em 2016/ Esther Dweck, por sua vez, foi reconhecida com o prêmio Mulher Economista 2021.