Além das fake news: o desempenho da economia no atual governo

O conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto teve um artigo publicado nesta segunda-feira (07) no portal do Jornal GGN, no qual analisa o desempenho da economia durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

Entre os números criticados pelo conselheiro encontram-se a quantidade de mortes provocadas pela Covid-19 (11% do total mundial, tendo o Brasil 3% da população), o baixo crescimento (1,1% contra média de 2,2% do mundo), a maior taxa de juros entre as economias mais relevantes do mundo, a perda de sete posições no IDH entre 2018 e 2021, além dos números referentes ao mapa da fome.

“Algumas vezes, a aparente melhoria de uma variável reflete apenas a recuperação dos efeitos de um choque adverso, como a pandemia, podendo, eventualmente, se tratar mesmo de uma recuperação insatisfatória”, escreveu Aquino. “Outras vezes, com o propósito de sintetizar resultados em poucos valores, até para simplificar a divulgação e o entendimento da informação, junta-se famílias, empresas, trabalhadores, preços ou quantidades de diferentes produtos em valores médios ou valores totais, ocultando as consequências sobre os diversos componentes. Assim, impede-se de identificar efeitos essenciais, como cresceu pra quem? gerou empregos de que qualidade? baixaram os preços para quais consumidores?”

O artigo pode ser lido clicando AQUI.