Descomplicando a Economia: Selic

A economia é comumente considerada um assunto complexo, de difícil acesso e que inclui um jargão próprio, o “economês”. Pensando nisso, o Cofecon lança o projeto “Descomplicando a Economia”, que tem como objetivo tornar os conceitos econômicos mais acessíveis ao público em geral.

Por meio de publicações semanais nos sites e nas redes sociais do sistema Cofecon/Corecons, em formato de quadrinhos, Dona Elda, Guilherme, Manoel e Isabela – nossos personagens – irão conversar e explicar temas que fazem parte do dia a dia econômico de toda população.

Confira abaixo o sexto episódio do projeto:

A taxa básica de juros, ou taxa Selic, é definida nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. Ele é composto pelos diretores da instituição.

Normalmente, se a inflação vem se elevando, o Copom decide pela elevação dos juros; se for prioritário estimular a economia, então a Selic é reduzida.

A perspectiva do mercado é medida por meio do boletim Focus, uma pesquisa semanal realizada pelo Banco Central e publicada no site da instituição a cada segunda-feira.

Devido aos efeitos adversos da elevação da taxa de juros (entre eles, o aumento dos gastos com juros da dívida pública), o Cofecon vem defendendo a adoção de medidas complementares de combate à inflação, como atuação nos mercados ou o uso de estoques reguladores de produtos agropecuários.