GT de Economia Solidária promove live sobre “Os Bancos Comunitários e Rede Brasileira de Bancos”

Nesta terça-feira (25), o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Conselho Federal de Economia (Cofecon) promove a live “Os Bancos Comunitários e Rede Brasileira de Bancos”. A transmissão será às 16h, no canal no YouTube do Cofecon. Participam do evento a coordenadora da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, Leonora Mol; Manuela Mello, presidente do Banco Comunitário Popular de Maricá; Anderson Oriente, professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); e Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, Conselheira Federal do Cofecon e Coordenadora do GT de Economia Solidária e Responsabilidade Social.

Banco comunitário é uma instituição depositária, normalmente voltados para a geração de trabalho e renda por meio da reorganização de economias locais. Essas instituições tendem a concentrar-se nas necessidades dos negócios das famílias onde o banco possui agências provendo microcrédito. As decisões de financiamento são feitas por pessoas que compreendem as necessidades locais de famílias, agricultura, indústria e serviços.  

O Brasil possui cerca de 150 bancos comunitários que atuam como instrumento de desenvolvimento, na geração de renda e transformação da vida de comunidades. Ficou interessado? Participe e fortaleça o debate! 

Participantes 

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva
Economista, mestre em Desenvolvimento e Meio ambiente, Assessora Técnica da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, Conselheira Federal do Cofecon e Coordenadora do GT de Economia Solidária e Responsabilidade Social.

Anderson Oriente
Possui graduação em economia, é doutor e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 

Manuela Mello
Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é presidente do Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca). 

Leonora Mol
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente coordena a Rede Brasileira dos Bancos Comunitários.