Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganham Nobel de Economia 2022

Os norte-americanos Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2022 pelas pesquisas realizadas sobre o sistema bancário e as crises financeiras. Os economistas dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a quase R$ 5 milhões.  

Em cerimônia de anúncio feita na última segunda-feira (10), o júri disse que os economistas foram condecorados por terem “melhorado significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, particularmente durante crises financeiras, bem como a forma de regular os mercados financeiros”. 

Ben Bernanke, 68 anos, é ex-presidente da Reserva Federal (o banco central do Estados Unidos), doutor em economia pelo Massachusetts Institut of Technology, professor e pesquisador sênior de Estudos Econômicos do The Brookings Institution, em Washington. Sua tese de doutorado foi sobre a Grande Depressão, tornou-se especialista no tema e é autor do livro Ensaios sobre a Grande Depressão. Enfrentou a crise financeira global de 2008 a 2009. Na época, foi responsável pela criação do Quantitative Easing (QE), um afrouxamento monetário que injetou liquidez nos mercados. 

Já Douglas Diamond, também de 68 anos, é formado pela Universidade Brown e doutor em economia pela Universidade de Yale. Diamond é professor de finanças, crise financeira e liquidez na Universidade de Chicago, onde leciona desde 1979. O economista é o 97º membro da universidade norte-americana a ser condecorado com um Nobel. 

Por fim, Philip Dybvig, 67 anos, é professor de bancos e finanças na Universidade Washington. É graduado pela Universidade de Indiana, tem mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Yale. Junto com Diamond, Dybvig elaborou o modelo que carrega o nome de ambos, criado em 1983, bastante utilizado em pesquisas para entender as crises financeiras e suas consequências. O Diamond–Dybvig model mostra como a combinação de ativos líquidos e passivos dos bancos pode dar origem a pânicos auto-realizáveis entre os depositantes.  

A cerimônia de entrega do Nobel está marcada para 10 de dezembro, em Estocolmo. Na semana passada, foram divulgados os nomes dos premiados nas categorias de Medicina, Química, Física, Literatura e da Paz. 

Sobre o Prêmio Nobel 

O Prêmio Nobel foi criado em 27 de novembro de 1895, no testamento de Alfred Nobel, cientista sueco que ficou muito rico com a invenção da dinamite. As áreas premiadas eram: Física, Química, Medicina ou Psicologia, Literatura e Paz. Os prêmios começaram a ser entregues em 1901. 

Em respeito ao testamento do cientista sueco, nenhuma outra área de atuação é acrescentada nas premiações. A única exceção foi a Economia. Em 1968, o Sverige Riksbank (Banco Central da Suécia), comemorando seu tricentenário, instituiu o “Prêmio Sverige Riksbank de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel”, patrocinado pelo próprio banco. Por esta diferença, o prêmio não leva o nome de “Prêmio Nobel” em sua nomenclatura oficial, mas é anunciado e entregue junto aos outros prêmios, além de ter o ganhador escolhido pela Real Academia Sueca de Ciências. O primeiro Nobel de Economia foi entregue em 1969 aos economistas Ragnar Frisch e Jan Tinbergen. 

Para conferir a lista de ganhadores dos últimos anos, acesse este site.