Participe da última aula da oficina de Introdução à Economia da Oralidade

Nesta segunda-feira (3), ocorre o quarto e último encontro da oficina gratuita “Introdução à Economia da Oralidade” promovida pela Escola de Ensino a Distância do Conselho Federal de Economia (Cofecon). O encontro será das 16h às 17h e será ministrado pelo economista e jornalista Jorge Cury Neto. Na oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer o paralelo entre os códigos algorítmicos e os linguísticos voltados para a programação da tecnologia da oralidade no âmbito do Metaverso.  

A transmissão ao vivo é pelo canal no YouTube do Cofecon. Para não perder, clique aqui. Caso não tenha assistido aos encontros anteriores, acesse a playlist do Cofecon com todas as oficinas que trataram sobre princípios econômicos do diálogo, circularidade da oralidade e docência dialogada na construção coletiva de conhecimento. Os interessados em participar devem se inscrever na plataforma EAD do Cofecon. Ao final, os alunos receberão certificados.   

Economia da oralidade 

A economia da oralidade é um campo que trata da expressão oral como elemento econômico. Como área de conhecimento, é dedicada ao estudo transdisciplinar aplicado ao pleno uso econômico da oralidade e suas implicações sociais, políticas, culturais, tecnológicas e educacionais. Já o processo de voice design é a aplicação prática da economia da oralidade, o projeto e planejamento da voz e, por extensão, o planejamento do ato de fala capaz de gerar credibilidade e consequentes resultados econômicos.  

Palestrante    

Formado em Ciências Econômicas pela FESP, em Comunicação Social, habilitação em jornalismo pela PUC-PR e Formação e Certificação Internacional em Coaching pela SLAC. Desde 1972, atua como radialista, jornalista e pesquisador do uso da oralidade na comunicação social. Em 1996, fundou a Central de Radiojornalismo, a primeira agência de notícias do rádio brasileiro. Em 2013, fez apresentação oral de um trabalho científico “Voice Design, o Poder da Palavra Falada Aplicada” no 19º Congresso Internacional de EaD (CIAED), realizado em Salvador. No ano seguinte, no 20º CIAED em Curitiba fez apresentação especial sobre o tema “Instructional Voice Design “, em 2019. apresentação de painel sobre Economia da Oralidade do XXIII Congresso Brasileiro de Economia realizado pelo Corecon-SC, em Florianópolis e no 25º CIAED em Poços de Caldas, com o trabalho científico “Economia da Oralidade aplicada à Educação a Distância”. Ministrou oficinas em EaD pelo Conselho Federal de Economia em 2020 e 2021, ano em que proferiu palestra sobre o tema Economia da Oralidade no XXIV Congresso Brasileiro de Economia realizado pelo Corecon-SP. 

Confira o convite do palestrante Jorge Cury Neto: