Cofecon participa de painel no V Congresso Internacional Celso Furtado

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) vão promover, de 17 a 19 de agosto, o V Congresso Internacional do Centro Celso Furtado. O evento tem como tema central: “Desenvolvimento: conceito, ferramenta e projeto para superação da crise”. O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, participará como debatedor no painel sobre “Desenvolvimento, democracia e o projeto nacional – dilemas e perspectivas a partir do Brasil”.

O Congresso tem como objetivo refletir sobre a crise atual e o papel das estratégias de desenvolvimento em sua superação. Além do painel, haverá também conferências internacionais, mesas temáticas, sete grupos de trabalhos (GT’s) para apresentação de trabalhos de pesquisa e o I Simpósio de Graduação do CICEF.

As atividades ocorrerão em duas modalidades: parte virtual e parte híbrida. Para se inscrever, clique aqui. Confira a programação que o Cofecon fará parte:

Sexta-feira, 19 de agosto

Painel Cofecon (18h30-20h)

Desenvolvimento, democracia e projeto nacional – dilemas e perspectivas a partir do Brasil

Expositores

Ricardo Bielschowsky é professor de economia na UFRJ desde 1975. Tem cerca de 50 trabalhos publicados, nas seguintes especialidades: desenvolvimento econômico, pensamento econômico, economia brasileira e latino-americana, transformação produtiva, investimento e tecnologia. Seus livros mais conhecidos são “Pensamento Econômico Brasileiro – o Ciclo Ideológico do Desenvolvimentismo” (Contraponto, várias edições) e “Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL” (Record, 2000).

André Singer possui graduação em Ciências Sociais e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Ciência Política, doutorado e livre-docência em Ciência Política pela USP. Tem experiência em Comportamento Eleitoral e Teoria Política Moderna. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo (1987-1988) e secretário de Imprensa (2005-2007) e porta-voz da Presidência da República (2003-2007). Atualmente, é professor associado da USP.

Paulo Nogueira Batista Junior é economista, foi diretor executivo pelo Brasil e outros países no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, DC, entre 2007 e 2015, e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017. Foi secretário especial de assuntos econômicos do Ministério do Planejamento e assessor para assuntos de dívida externa do ministro da Fazenda, Dilson Funaro. Chefiou o Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro de 1986 a 1989. Foi pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo de 1996 a 1998 e, novamente, de 2002 a 2004. É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo desde 1989.

Debatedor 

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, destacamos “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”,  “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O Mito da Austeridade”.

Coordenação

Salvador Werneck Vianna possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia/UFRJ e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada desde 1998. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições e desenvolvimento.

Conheça mais sobre o CICEF

O Centro Celso Furtado nasceu de uma proposta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentada a Celso Furtado em junho de 2004, em homenagem a um dos maiores economistas do século XX. O Centro conta hoje com 290 sócios e foi apoiado desde a sua fundação por quatro empresas públicas: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras, Caixa Econômica Federal e Eletrobrás, a que se juntou o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em 2010.

O objetivo do Centro é aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento.