Desafios e estratégias para o próximo governo

Presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, para o Jornal dos Economistas

A semiestagnação do crescimento econômico e o baixo nível de investimentos geraram um passivo social imenso: 27 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho, cerca de um quarto da População Economicamente Ativa; mais de 60 milhões padecem de insegurança alimentar, sendo que 33 milhões enfrentam a fome diariamente. Há ainda déficits nas áreas ambiental e dos serviços públicos, como saúde, saneamento, educação, segurança e mobilidade, após o retrocesso de 2019-2022. O atropelo e desintegração do Estado Democrático de Direito, das instituições e da Constituição são notórios.

Reconstruir o País e a Nação envolverá a premência de um governo federal determinado e comprometido com a mudança. Mas também no âmbito estadual, tanto o Executivo quanto o Legislativo terão papel relevante. A própria sociedade também tem sua parcela de responsabilidade e precisa ser mais proativa.

Sob o ponto de vista da política econômica, superar nossas mazelas implicará uma profunda mudança de rumos. Daí a importância do financiamento para a retomada do crescimento da economia brasileira. Especialmente em um momento em que a economia brasileira vive os desafios oriundos da pandemia de Covid-19, que afetou a todos, mas particularmente o Brasil; os reflexos da guerra Rússia-Ucrânia, a nova configuração geopolítica, que tem trazido inclusive implicações para as cadeias internacionais de suprimentos; tudo isso nos coloca enormes desafios, mas também oportunidades para o desenvolvimento brasileiro.

Para continuar a leitura, clique abaixo:

Fonte: Jornal dos Economistas