IV Encontro de Economia do RS está com as inscrições abertas 

Estudantes, economistas e o público em geral podem se inscrever para o IV Encontro de Economia. O evento acontecerá de forma presencial, em 3 de setembro, na Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU). 

Sob organização do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), em parceria com o Conselho Federal de Economia (Cofecon), o Encontro contará com palestras sobre perspectivas da economia gaúcha e brasileira, perspectivas profissionais aos estudantes e empreendedorismo.  

 

Para se inscrever, clique aqui.  Abaixo, confira a programação completa: 

 

8h – 9h: Credenciamento  

 

9h – 9h20: Abertura – Ricardo Gomes – vice-prefeito de Porto Alegre 

 

9h20 – 10h: Palestra – Economista Aod Cunha – “Perspectivas da economia gaúcha e brasileira” 

 

10h – 10h50 

Painel 1 – “Economia Setorial do RS” 

Participantes: 

André Nunes – Economista-Chefe Fiergs 

Antonio da Luz – Economista-Chefe Farsul  

Oscar Frank Junior – Economista-Chefe CDL/POA 

Patricia Palermo – Economista-Chefe Fecomércio 

Marta Sfredo – Jornalista Zero Hora (Moderadora) 

 

11h – 11h50 

Painel 2 – “Inovação e tecnologia nos empreendimentos e startups” 

César Panisson – Coordenador TecnoUCS 

Daiana de Leonco Monzon – Diretora de Inovação TecnoFeevale 

Jorge Audy – Superintendente de Inovação PUCRS e TecnoPUC 

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho – Secretário de Inovação do Município de Porto Alegre 

Rafael Kunst – Professor e Pesquisador TecnoSinos 

Felipe Garcia Ribeiro – Conselheiro do Corecon-RS (Moderador) 

 

12h – 13h30: Intervalo para Almoço (livre para participantes) 

 

13h30 – 14h20 

Desafio Alunos – Apresentação das faculdades, sobre temas econômicos de vocação regional 

Jacqueline Corá – Conselheira do Corecon-RS (Moderadora) 

 

14h20 – 15h10 

Painel 3 – “Perspectivas profissionais aos estudantes” 

Fabiano Behlke – Estudante de Economia Feevale, Diretor-Geral Adjunto da Previmpa 

Gustavo Raupp – Conselheiro do Corecon-RS, Perícia   

Janile Soares – Conselheira do Corecon-RS, Educação Financeira 

Pedro Lutz Ramos – Economista-Chefe Banco Sicredi 

Nilson Luiz Costa – Academia (Moderador)  

 

15h10 – 16h 

Painel 4 – “Perspectivas econômicas regionais” 

Adiló Didomenico – Prefeito Municipal de Caxias do Sul 

Cláudio Gastal – Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS  

Fernando Estima – Superintendente do Porto de Rio Grande 

Mário de Lima – Presidente do Corecon-RS (Moderador) 

 

16h10: Encerramento – Presidência e Conselheiros do Corecon-RS 

 

16h15: Coffee Break 

Quer saber mais sobre os objetivos do evento? Confira quatro perguntas para Clovis Meurer, conselheiro federal, ex-presidente do Corecon-RS e membro da organização do IV Encontro de Economia: 

 

Qual o objetivo do IV Encontro de Economia? 

Nós estamos retomando os encontros anuais de Economia, que se iniciaram em 2017 e continuaram ocorrendo em 2018 e 2019, mas que foram interrompidos nos anos de 2020 e 2021, em função da Covid. Agora, em 2022, estamos retomando e organizando a quarta edição, que acontecerá no dia 3 de setembro próximo, um sábado, para discutirmos a economia do RS e economia nacional. Vamos reunir estudantes, professores e o público em geral, da área de economia, para debater sobre a situação atual e as perspectivas futuras. Tudo aqui em Porto Alegre, dentro das comemorações do 250º Aniversário da nossa Capital. 

  

Qual o público-alvo do evento? 

A exemplo dos encontros anteriores, nós queremos ter a grande maioria do público composta por estudantes da área de Economia. Para isso, estamos convidando a todos os estudantes do interior do Estado e, também, de Porto Alegre e da grande Porto Alegre, para que venham participar deste evento. Com isso, poderão compreender melhor a forma como os cursos de Economia se encontram inseridos na dinâmica competitiva do mercado de trabalho atual e, principalmente, conhecer e debater as tendências e perspectivas que cada estudante possui para atuar profissionalmente nas diversas áreas de atuação do economista, seja na academia, nas diferentes esferas do Governo, no setor empresarial, enfim, nos mais variados setores da economia. Como sabem, nós temos uma forte área industrial no Estado do RS, do agronegócio, de serviços. Então, o público alvo de estudantes vai receber um volume de informações muito grande, o que, certamente, será fundamental no momento de direcionar sua expertise na sua caminhada e seu futuro profissional. Além dos estudantes, também teremos economistas, e o público em geral, para entender cada vez mais e debater a situação econômica do Estado e do País, assim como as perspectivas que se apresentam para o futuro. 

  

E qual a importância da participação das Universidades nesse Encontro? 

Além das grandes faculdades da região metropolitana, como Ufrgs, Pucrs, Unisinos e outras, nós temos no RS, instituições de ensino extremamente qualificadas em todo o interior do Estado. Não cabe nem citarmos aqui, porque a lista é extensa. Temos mais de uma dúzia em várias regiões, desde as regiões de Horizontina, Sul, Campanha, Serra, Planalto, entre outras, onde há cursos de economia com estudantes que devem participar deste Encontro, como participaram dos anteriores. Então, a participação de todas as faculdades, professores e coordenadores dos cursos de economia é muito importante. Além de nós termos painéis e palestras, e, também, uma disputa entre os participantes no dia do Encontro, teremos a oportunidade de se integrarem, praticarem a troca de experiências e o networking. Buscamos, assim, fazer um programa interessante do ponto de vista de conhecimentos técnicos, acadêmicos, de oportunidades para profissionais do futuro, mas também de convívio entre estudantes de todos os cantos do RS. 

  

Esta edição do Encontro contará com uma novidade, que são os desafios, certo? 

Entre o programa que estamos organizando, também estamos montando uma sessão especial, que será um desafio entre estudantes de diferentes universidades, para que cada uma nos traga e apresente alguma vocação da economia de sua região. Por exemplo, Rio Grande é muito focada em exportações e ao porto; Caxias do Sul muito focada em inovação e mecânica. A Fahor, em Horizontina, é muito ligada em agronegócio e máquinas agrícolas. Então, vamos tentar trazer as vocações locais de cada universidade para que se haja uma troca de experiências e uma apresentação, com uma disputa cordial entre o corpo de estudantes que vai participar deste IV Encontro de Economia. 

 

Fonte: Corecon-RS