Cofecon recebe lançamento de livro

Evento é iniciativa do Corecon-DF, Afipea e Fonacate com apoio do Conselho Federal de Economia

O Conselho Federal de Economia receberá nesta quarta-feira (13), às 19 horas, em sua sede, o lançamento do livro “Dominância Financeira e Privatização das Finanças Públicas no Brasil”. O evento contará com a presença do presidente da autarquia, Antonio Corrêa de Lacerda, bem como do presidente do Corecon-DF, José Luiz Pagnussat.

Lacerda e Pagnussat realizarão falas de abertura, bem como os organizadores do livro, Rudinei Marques e José Celso Cardoso Júnior. Também haverá palestras de Luís Carlos Magalhães, Emílio Chernavsky, Maria Lúcia Fattorelli e Márcio Gimene – cada um deles é autor ou coautor de um dos capítulos da obra.

O evento ocorrerá de forma presencial, com número limitado de pessoas. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo link https://forms.gle/6YDvJQKASgR6pf8p9. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do Corecon-DF.

O livro

Com quase 600 páginas, a publicação contém 23 capítulos divididos em três partes. A primeira contém fundamentos teóricos e históricos para o estudo e compreensão da financeirização no estágio atual do capitalismo; a segunda trata de dominância fiscal-financeira e privatização da esfera pública no Brasil; e a terceira tem como tema a austeridade fiscal e seus riscos, além de questões como a sustentabilidade da dívida e a superação do baixo crescimento.

Entre os autores, há diversos economistas premiados pelo Cofecon. Denise Gentil, Leda Paulani e Ladislau Dowbor foram reconhecidos com a honraria Personalidade Econômica do Ano; há também autores premiados em edições anteriores do Prêmio Brasil de Economia.