Setor de serviços é responsável por 70% dos empregos gerados

Mercado de trabalho segue com dinâmica favorável, surpreendendo de forma positiva. A taxa de desemprego atingiu 10,5% em abril, registrando a maior queda mensal desde 2012 dados da PNAD Contínua (IBGE) trimestre de 2022 (Fev-Abril).

A taxa de desemprego alcançou 10,5% no trimestre de fevereiro a abril desse ano, vindo de 11,1% no trimestre encerrado em março. Com ajuste sazonal, a taxa de desemprego recuou de 10,9% para 10,1%.

O começo de ano ficou associado a uma atividade mais aquecida, com uma demanda por serviços que estava reprimida na pandemia. Havia espaço para recuperação.

O emprego tanto formal quanto informal teve fortes altas quando comparado com o trimestre encerrado em março, com ajuste sazonal. Sinais ambíguos nos dados de salário real, após três altas consecutivas.

Com o processo de reabertura econômica e normalização das atividades, elevaram vagas principalmente no setor de serviços, transporte, comercio, educação e serviços prestados as famílias.

Condições de empregos mais favoráveis diante de uma melhora nos negócios, facilitando a contratação de pessoas. Mesmo com essa melhora A melhora no quadro desemprego ainda permanece elevado.

Confira a nota clicando AQUI.