Oficina gratuita de Economia Política

Estão abertas as inscrições da oficina de Economia Política. Ao todo, serão três encontros, nos dias 14, 21 e 28 de junho (terças-feiras), a partir das 16h.

Inscreva-se gratuitamente em www.cofecon.org/ead

Objetivos
Desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre os problemas econômicos, políticos, estruturais e conjunturais da Economia Brasileira e Mundial e as suas consequências sobre o comportamento da sociedade em geral e das empresas em particular.

Analisar o estudo dos antecessores dos economistas políticos clássicos, para compreender o salto dado por estes últimos (especialmente David Ricardo, Adam Smith e Malthus), por meio da análise de suas principais categorias, dentre elas suas respectivas teorias do valor. Desde esta compreensão teórica, objetiva-se que o estudante compreenda os fundamentos da crítica à economia política feita por Karl Marx e, assim, possa se posicionar diante dos desdobramentos teóricos contemporâneos que visam influenciar e explicar o funcionamento da sociedade capitalista, diante de suas transformações (destaque: neokeynesianos, monetaristas e marxistas). Por fim, permitir que o estudante aprofunde seus conhecimentos acerca da formação econômica do Brasil e suas características atuais.

Conteúdo Programático
Módulo I – Pensamento econômico e escolas.

Módulo II –  Valor de uso, valor de troca e mercadoria, teoria monetária de Marx, circuitos do capital: metamorfose, circulação e rotação do capital, a transformação dos valores em preços de produção.

Módulo III – Concentração e centralização do capital: a expansão da acumulação.

Não perca essa oportunidade de aprender gratuitamente sobre o assunto!