ABED divulga manifesto contra privatização da Petrobras

A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) divulgou nesta sexta-feira (13) um manifesto em defesa da Petrobras pública, da soberania e do desenvolvimento do Brasil. O texto foi publicado no site da entidade.

Nele, a ABED alerta para o fato de que não há país com grandes reservas de petróleo, capacidade de refino e mercado doméstico que abandone sua soberania energética, mas que o Brasil vai no caminho contrário desde 2016. “O atual governo desmontou a empresa que integrava do poço ao posto, que produzia, refinava, distribuía o petróleo e atuava estruturando o mercado de gás natural, incluindo a garantia de oferta de eletricidade através das suas térmicas a gás”, afirma o documento.

Para a ABED, a privatização é um risco que colocaria os interesses do País nas mãos dos acionistas da empresa. “Petróleo não é uma mercadoria qualquer e não pode apenas ficar dependendo dos interesses privados. Todas as grandes potências do mundo já nos ensinaram isso”, questiona a Associação. “Muitas guerras, conflitos, derrubadas de governo mostram a importância do seu controle ao longo da História”.

Por fim, o manifesto repudia as propostas de privatização e gestões temerárias “que enfraquecem seu papel estratégico em prol da soberania e desenvolvimento econômico do Brasil, ao mesmo tempo que invaibilizam o acesso da população a bens essenciais derivados do petróleo a preços módicos”.

O texto pode ser acessado na íntegra clicando AQUI.