O controle da inflação é fundamental

Artigo publicado originalmente no jornal O Povo.

O Brasil viveu décadas de processo inflacionário agudo até a implantação do Plano Real, em 1994. Todos que vivenciaram esse período conhecem, por experiência própria, o seu efeito maléfico para a promoção do desenvolvimento. Os impactos negativos da inflação vão desde a redução do orçamento familiar até alcançar as decisões de consumo e investimento.

A pandemia, o excesso de volatilidade cambial, as variações nos preços do petróleo, entre outros fatores, já haviam provocado um incremento na inflação global. Em 15 das 34 nações consideradas avançadas pela Perspectiva Econômica Mundial do FMI, a inflação anual em dezembro de 2021 estava acima de 5%, realidade que se repetia em 78 dos 109 países considerados emergentes.

A invasão da Ucrânia pela Rússia trouxe outros fatores com potencial de agravar o processo inflacionário global em 2022, diante de uma alta que já havia se mostrado mais longa, do que as previsões dos Bancos Centrais.

A grande questão de uma inflação globalizada é que geralmente ela está relacionada com choques exógenos, como a elevação no preço das commodities ou a desestruturação de cadeias globais de suprimento e logística; diferente de processos inflacionários localizados que na maior parte das vezes podem ser compreendidos com a análise dos erros na política econômica.

A realidade dos países emergentes com os seus históricos normalmente com períodos de elevada inflação e âncoras fiscais mais frágeis resultam em uma maior inércia inflacionária, no que nós, brasileiros, somos um case mundial com uma correção monetária sofisticada durante anos.

Se já é uma tarefa árdua e contínua controlar a inflação em “tempos de normalidade”, após a pandemia e agora com o ingrediente da guerra da Ucrânia o trabalho se torna ainda mais complexo.

É sempre importante alertar que a inflação é um fenômeno economicamente danoso e socialmente injusto, por agravar a concentração de renda e impactar de forma significativa os mais vulneráveis desprovidos de defesas que os protejam ou pelo menos mitiguem o seu impacto, no Brasil o combate a inflação deve ser prioritário e fundamental!

Lauro Chaves Neto – Professor da UECE, PHD pela Universidade de Barcelona e Conselheiro Federal de Economia.