Governo é responsável pela inflação

A inflação alta é o principal fator de descontentamento dos brasileiros. Na última medição do IPCA-15, pelo IBGE, índice chega a 10,79% nos últimos 12 meses. Segundo o Datafolha, 75% dos brasileiros acreditam que a culpa pelo descontrole da inflação é do governo Bolsonaro.

Para Waldir Pereira Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas de SP e conselheiro federal do Cofecon, a opinião pública tem lógica. Ele diz: “O governo é responsável pela inflação, através do Banco Central. A inflação pode ser explicada da seguinte maneira: você compra uma quantidade de bens. Aí, de repente, não consegue comprar mais. Porque você perde seu poder aquisitivo”.

Um dos fatores que contribuem para a disparada nos preços é o combustível. “O preço do próprio petróleo acaba encarecendo a gasolina e o diesel e isso impacta toda a cadeia produtiva”, explica Waldir.

Controle – A inflação, que supera dois dígitos, tem jeito. “Precisa haver uma política monetária eficiente”, diz o dirigente. Outra saída apontada pelo professor de Desenvolvimento Econômico da Universidade de Mogi das Cruzes é a geração de emprego. “Não está implítico, mas uma política de geração de emprego não é a prioridade do governo. A ideia é atrair capital estrangeiro pra fazer investimento no País e, aí sim, gerar emprego”, aponta Waldir P. Gomes.

Salário – O economista também mostra preocupação com os reajustes. O Dieese mostra que 65% das negociações recentes não repuseram o INPC. “Os reajustes não acompanham a inflação. Isso reduz a massa de salário; poder aquisitivo também cai. Precisa mudar”, conclui.

Publicado originalmente no site Agência Sindical.