Modernização das carteiras e procedimentos de registro profissional entre os temas da 712ª Sessão Plenária

Um tema bastante discutido pelo Sistema Cofecon/Corecons é a proposta de alteração da carteira de identificação profissional, projeto coordenado pela Comissão de Governança do Cofecon e abordado pelo conselheiro federal Clovis Meurer durante a 712ª Sessão Plenária, realizada nos dias 11 e 12 março, em formato híbrido.
O modelo atual de carteira traz um chip, que na visão de Meurer poderia ser retirado, considerando principalmente os custos do produto e os obstáculos para a produção desde o início da pandemia. O conselheiro ressaltou que já existem tecnologias que possibilitam a substituição do chip, como o QR Code. Para que as mudanças sejam implementadas, o layout das carteiras precisa ser alterado pela Comissão de Normas.
Outra proposta da mesma comissão, também apresentada por Meurer, trata do recebimento de documentos em meio digital. Desta forma, simplifica-se o atendimento aos economistas e vários requerimentos poderão ser feitos em ambiente virtual. Durante a sessão plenária, o gerente executivo do Corecon-PR, Amarildo de Souza Santos, explicou como se dá a prestação de vários serviços ao economista por meio digital, mostrando o funcionamento das ferramentas. Destaque-se que o Corecon-PR foi o primeiro a utilizar os novos sistemas de informação licitados para os Conselhos Regionais de Economia, servindo como projeto piloto, e em 2022 será finalizada a migração para todos os demais Corecons. O plenário aprovou o encaminhamento da questão para a Comissão de Normas.
Recuperação de créditos
O VIII Programa de Recuperação de Créditos (Recred) teve um novo calendário aprovado pelo plenário do Cofecon, com a reabertura dos prazos para que os Conselhos Regionais de Economia possam aderir até o dia 31 de maio de 2022. Da mesma forma, foram prorrogados os prazos das demais fases do programa. Podem ser incluídos no Recred os débitos vencidos até o dia 31 de março de 2021.

Comissões e Grupos de Trabalho
As diversas Comissões e Grupos de Trabalho do Cofecon (duas Comissões permanentes, 16 Comissões temáticas e nove grupos de trabalho) apresentaram, durante a 712ª Sessão Plenária do Cofecon, seus planos de ação para o ano de 2022. Cada um deles teve sua composição aprovada durante a Sessão Plenária anterior e tem uma tarefa específica dentro de um plano de ação maior do Cofecon.
Com exceção das comissões permanentes (Licitação e Tomada de Contas, que possuem regras específicas definidas no regimento interno do Cofecon), as demais comissões e grupos de trabalho são coordenados por um conselheiro federal e podem contar com integrantes que não fazem parte do plenário. Acesse aqui.

Revista Economistas: Mês da Mulher
O conselheiro federal Waldir Pereira Gomes, coordenador da Comissão de Comunicação, apresentou a edição 43 da revista Economistas, publicada em março. O tema de capa é “O papel das economistas” – tradicionalmente, nos últimos anos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a edição de março tem sido dedicada às economistas. A revista conta com artigos publicados por mulheres sobre diversas questões econômicas, além de uma entrevista com a pesquisadora Luciana Acioly, do IPEA. Acesse a Revista aqui.

Outros assuntos
O presidente trouxe o informe de uma reunião realizada com o presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz, para incrementar o intercâmbio de assuntos de interesse mútuo aos dois Conselhos.
Foi aprovado o regulamento do Prêmio Brasil de Economia, que reconhece trabalhos acadêmicos em quatro categorias: livro de economia, monografia de graduação, artigo técnico/científico e artigo temático. Para 2022, o tema desta última categoria será “Estado, Economia e Democracia no Brasil”. As inscrições poderão ser feitas de 04 de abril a 15 de julho de 2022. Ao todo serão distribuídos R$ 18 mil em prêmios, sendo que o maior deles vai para o ganhador da categoria livro de economia (R$ 8 mil).
Foi aprovada pelo plenário a manutenção do registro dos graduados em Economia Empresarial e Controladoria pela FEA/USP. O curso teve sua grade reformulada e o plenário entendeu que ela atende aos requisitos necessários.
Economia em Debate
Além dos itens de pauta discutidos pelos conselheiros, também foi realizada uma edição do Economia em Debate, que contou com os economistas Adhemar Mineiro e Otaviano Canuto e com o jornalista Daniel Rittner para discutir as vantagens e desvantagens da entrada do Brasil na OCDE. Uma síntese do debate foi publicada no site do Cofecon (https://www.cofecon.org.br/2022/03/16/economia-em-debate-otaviano-canuto-e-adhemar-mineiro-falam-sobre-a-entrada-do-brasil-na-ocde/). Rittner também escreveu sobre o assunto no jornal Valor Econômico (https://www.cofecon.org.br/2022/03/18/ocde-virou-uma-otan-da-economia-mundial/). No dia seguinte, o Cofecon aprovou uma nota oficial, que pode ser acessada no link (https://www.cofecon.org.br/2022/03/12/nota-do-cofecon-as-armadilhas-do-ingresso-do-brasil-na-ocde/).