PIB de Serviços avança em 2021

O setor de serviços em relação ao PIB obteve um avanço no ano de 2021, comparando com o ano anterior. A variação foi de 4,7% com destaque para informação e comunicação, com alta de 12,3%, na esteira de reabertura da economia. A principal marca é a retomada de serviços, avançamos no ano passado.

O setor de serviços seguiu favorecido pelo retorno da mobilidade urbana, registrando alta de 0,5% na margem e de 4,7% em 2021.

Com relação aos demais setores apresentaram as seguintes variações agropecuária -0,2%, indústria 4,5%, consumo das famílias 3,6%, investimento 17,2% e PIB 4,6%. Este formato da recuperação econômica veio em linha com abaixo do esperado. Do lado da demanda agregada, observamos fortes recuperações tanto do consumo e serviços.

O ano de 2022 inicia com alguns problemas nas seguintes frentes. Fechamos 2021 com uma inflação extremamente alta, persistente e espalhada, o que desafio muito o Banco Central a subir mais os juros. Continuamos com preços de commodities e energia elevados no mundo, temos tensões geopolíticas, guerra entre Rússia e Ucrânia.

Outro fator a pressionar foi o aumento da inflação pesou, principalmente, no consumo de alimentos ao longo desse período. O mercado de trabalho desaquecido onde a elevação da taxa de juros dificulta a retomada do crescimento econômico.

Confira na íntegra a nota: Nota Econômica PIB 4 Trim 2021 V1