Lacerda comenta PIB e destaca importância do investimento

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, comentou o resultado do PIB de 2021, divulgado nesta sexta-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com crescimento de 4,6% em relação a 2020. O economista foi ouvido pelo portal UOL e pela Rede Brasil Atual (RBA) e destacou a importância do investimento para a atividade econômica. As matérias podem ser lidas nos links: UOL e RBA.

“PIB: investimento sobe, mas não o bastante para manter crescimento do país” foi o título da matéria assinada por João José Oliveira e publicada no portal UOL. “O que move o investimento privado são duas coisas: expectativa de crescimento da demanda e dos lucros. Nenhum desses elementos está presente para o ano em curso”, argumentou Lacerda. “Portanto, o crescimento do investimento privado será apenas pontual, em setores específicos, como logística, serviços e modernização industrial em alguns segmentos”.

A matéria da RBA, assinada por Vitor Nuzzi, também destacou a importância do volume de investimentos para impulsionar a economia brasileira. “O novo governo terá que repensar esse mix de políticas macroeconômicas”, afirmou o presidente do Cofecon. “O investimento é movido pela expectativa futura. E, de fato, o cenário é muito adverso. São 29 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, capacidade de compra em queda, taxa de juros muito alta. Fatores que jogam contra o crescimento econômico”.

O presidente do Cofecon também apontou para a Emenda Constitucional 95, comumente chamada de teto de gastos, mas vista por ele como um teto de investimentos, uma vez que esta parte do gasto público acaba sendo sacrificada para manter o custeio. E também abordou a necessidade de uma política industrial. “Não se conhece país que tenha se desenvolvido sem indústria. É o setor que gera mais valor agregado”, disse Lacerda.

Clique nos liks para acessar as matérias do UOL e da RBA.