Dinheiro esquecido nos bancos: consulta varia para cada tipo de recurso

Para Fernando de Aquino, coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, dinheiro esquecido nos bancos são na verdade valores desconhecidos de seus titulares. 

Você já sacou o PIS-Pasep? Pois é, esse é um benefício que nem todos os brasileiros têm direito, mas quem tem costuma “esquecer” por desconhecer o trâmite para efetuar os saques. E a lista dos benefícios não retirados não para por aí e incluí fundos públicos, abono salarial, contas inativas do FGTS, seguros do INSS – como o antigo auxílio doença -, entre outros.  

O conselheiro federal Fernando de Aquino, em entrevista à Agência Nacional, afirma que os valores são na verdade desconhecidos. Para ele, a origem do saldo vem de “créditos, de diversas origens e fontes, como de um conta que não foi encerrada, mas que o titular não utilizava. Em geral não são esquecidos, são recursos que eram desconhecidos de seus titulares”. 

Os critérios para consulta e retirada do dinheiro variam para cada situação. Para ter direito ao PIS-Pasep é preciso ter trabalhado com carteira assinada entre 1971 e 1988.  No caso dos valores das contas do FGTS, têm direito trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos e que ficaram pelo três anos sem trabalhar formalmente. O saldo do INSS é para quem foi beneficiado, por exemplo, com revisão de benefício. 

Atenção, prêmios não sacados da loteria não fazem parte dos valores divulgados pelo Banco Central.  

Para conferir a matéria na íntegra, clique AQUI ou clique AQUI para acessar o Podcast Economistas sobre o tema.