Cofecon realiza a 711ª Sessão Plenária Ampliada com a participação de conselheiros e dos presidentes dos Corecons

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 28 e 29 de janeiro sua 711ª Sessão Plenária Ampliada – a primeira de 2022. O evento aconteceu de forma híbrida, em Brasília, e contou com a participação dos presidentes de Conselhos Regionais de Economia, além dos conselheiros federais.

Durante a Sessão Plenária Ampliada, foram apresentadas as sugestões de ações no tocante à regulamentação da profissão, à comunicação do Sistema Cofecon/Corecons, entre outros pontos para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo Sistema em prol dos economistas e da sociedade.

As sessões plenárias ampliadas, realizadas pelo Cofecon duas vezes ao ano, são divididas em duas partes. A primeira é realizada somente com a presença dos presidentes dos Corecons, sendo coordenada por um deles. Nela são apresentados os pontos de pauta previamente indicados pelos participantes e, após discussões, produz-se um documento contendo a síntese das proposições do Fórum de Presidentes. A segunda parte das reuniões ampliadas ocorre com a presença dos presidentes dos Regionais e dos componentes do Plenário do Cofecon, sendo coordenada pelo presidente do Cofecon.

A partir da exposição das propostas, os membros do Plenário do Cofecon, coordenadores das Comissões e dos Grupos de Trabalho, apresentaram seus comentários sobre as proposições, bem como os projetos e as iniciativas que a Autarquia Federal vem desenvolvendo no âmbito de cada uma delas.

Deliberações da 711ª Sessão Plenária Ampliada

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, apresentou o Relatório de Gestão de 2021 para apreciação, sugestões e aprovação dos conselheiros federais. O documento traz com detalhamento os principais projetos executados pelo Conselho ao longo do ano, seguindo rigorosamente as orientações do Tribunal de Contas da União sobre a prestação de contas da Autarquia.

Também foram apresentados o Programa de Trabalho 2022 e o calendário de eventos do Sistema. Para o Programa de Trabalho, destacam-se as ações institucionais, com a realização de eventos a partir do projeto Economia em Debate, lançado recentemente pelo Cofecon, com o objetivo de discutir o desenvolvimento com inclusão e sustentabilidade os projetos de integração, voltados para as mulheres economistas, para a economia solidária e para o combate à desigualdade e à concentração de renda; ações de promoção do desenvolvimento regional em atendimento à Visão do Cofecon de ser referência como entidade profissional que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento econômico com justiça social; entre outros.

Também foi aprovado o regulamento da sétima edição do Desafio Quero Ser Economista, uma competição para estudantes de ensino médio que introduz conceitos de economia e informações sobre a profissão de economista, estimulando-os a aprender mais. O evento terá inscrições a partir do dia 04 de abril e distribuirá R$ 4.500 em prêmios.

Reforçando o papel do Cofecon de fomentar a discussão sobre as alternativas para o desenvolvimento econômico, o plenário aprovou a nota “Alternativas para superar a semiestagnação da economia brasileira”, a partir da proposição da Comissão de Política Econômica. O documento traz pontos importantes sobre a política monetária, defendendo uma atuação anticíclica por parte do governo federal, e foi divulgado entre economistas, jornalistas e órgãos ligados à economia.

A nota pode ser acessada clicando AQUI.

Comissões e Grupos de Trabalho

Durante a Sessão Plenária, foram eleitos os coordenadores das Comissões Permanentes de Tomada de Contas e de Licitação, que serão presididas pelos conselheiros João Manoel Gonçalves Barbosa e Eduardo Rodrigues da Silva, respectivamente.

Com relação às 16 Comissões Temáticas, houve aprimoramentos quanto à abrangência temática e seus projetos de trabalho. A principal modificação estrutural é que a antiga Comissão de Planejamento Estratégico, Modernização e Qualidade da Gestão passa a se chamar Comissão de Governança: planejamento estratégico, transparência e LGPD, absorvendo as funções referentes à transparência e ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

Os nove Grupos de Trabalho continuam atuantes em suas frentes. O Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas foi apresentado com destaque pela conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária. Em sua primeira edição, a premiação oferece R$ 10 mil em prêmios. As informações completas podem ser acessadas em https://cofecon.org.br/premiopaulsinger/

O Portal das Comissões, lançado em 2021, traz a composição das Comissões e dos Grupos de Trabalho, além do detalhamento das atividades e dos objetivos a serem trabalhados pela gestão. Sugestões e acompanhamento das ações propostas pela Autarquia em suas diferentes frentes de trabalho, podem ser feitas por meio de formulário específico para envio de mensagens diretamente para o coordenador da Comissão de interesse. O portal pode ser acessado pelo link www.cofecon.org.br/comissoes/. Nesse sentido, o Cofecon reforça o compromisso com a transparência e a agilidade no encaminhamento dos projetos.