Nísia Trindade Lima, Mulher Transformadora de 2021: “Dedico aos trabalhadores da ciência e tecnologia, educação e saúde”

Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz, foi premiada como Mulher Transformadora 2021 e participou de forma remota da solenidade realizada nesta quinta-feira (27). “Ao cumprimentar Denise Gentil e Esther Dweck, parabenizo o Cofecon por este destaque às mulheres, que é muito importante”, iniciou a presidente da Fiocruz, que se encontra em seu segundo mandato à frente da instituição. “É difícil separar a minha atuação como mulher, pesquisadora, cidadã, membro da comunidade científica brasileira e da Fiocruz. Quero dedicar este prêmio a todos os trabalhadores do campo da ciência e tecnologia, da educação, da saúde, em todos os níveis, dos pesquisadores aos técnicos, o profissional da ponta que com tanta dificuldade salvou vidas nesta pandemia, e às mulheres de todas essas categorias e da minha instituição, já que o prêmio é de mulher transformadora”.

Trindade mencionou que as mulheres são maioria na Fiocruz, mas são apenas um terço do conselho diretivo. “Isso mostra o tanto que ainda precisamos avançar para ter uma equidade de posições, e prêmios como esse certamente são um estímulo para nós, mulheres”, afirmou. “Também quero falar do meu orgulho de ter recebido da UFRJ o título de professora honoris causa, me sinto também representada na premiação ao Instituto de Economia”.

Nísia comentou o fato de ter recebido do consórcio de governadores do Nordeste a Comenda Celso Furtado. “Pensarmos essa crise como crise sanitária, econômica e humanitária, a pandemia e a resposta articulada de uma instituição pública em conexão com o SUS é que coloca pessoas e a mim, como dirigente máxima, em centralidade neste momento. Mas eu creio que há uma dimensão desta crise que eu creio que é dever de todos nós nos debruçarmos sobre isso e avançar, que é a questão de construir um pensamento e uma comunicação pública com a sociedade em torno de valores que resgatem a ciência, a saúde, a educação e a democracia. Esta é uma tarefa de todos nós”, finalizou.

A solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate pode ser assistida AQUI.