IBGE recebe premiação Destaque Econômico na modalidade Desempenho Técnico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística recebeu nesta quinta-feira (27) o prêmio Destaque Econômico 2021 – modalidade Desempenho Técnico. O presidente da instituição, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, esteve presente à cerimônia para receber o certificado. “Este prêmio é importantíssimo. O IBGE precisa deste reconhecimento em todos os momentos, sobretudo neste momento árduo. Os grandes premiados são os servidores da casa”, afirmou o presidente. “Os servidores, os informantes e os parceiros constituem uma tríade fundamental para que o IBGE tenha recebido vários prêmios”.

Rios fez menção à UFRJ, também premiada como Destaque Econômico. “Nas estatísticas temos uma parceria com A UFRJ que muito nos orgulha, e com um produto que está sendo desenhado agora, que é a Pintec semestral (que trará dados de pesquisa e inovação no Brasil).

O presidente defendeu o trabalho do Instituto durante os anos de pandemia. O censo foi adiado, mas novos trabalhos foram desenvolvidos. “Em 2020 criamos a PNAD Covid, que acompanhou a Covid durante sete meses semanalmente. Toda a questão da distribuição de renda e o papel do auxílio emergencial vieram à tona a partir de julho, quando os detalhes começaram a ser apresentados”.

Rios falou sobre a PNAD Contínua. “Fizemos algo que requer coragem: uma mudança metodológica por causa de um viés de disponibilidade, porque durante o tempo só era possível entrevistar por telefone em decorrência da pandemia”, comentou o presidente do IBGE. “O viés não era contrário, mostramos inclusive a recuperação do emprego no final de 2021 e reponderamos uma série inteira desde o início da PNAD. É uma revisão metodológica que requer uma confiança muito grande e transparência na casa. Sofremos ataques fortes, mas recebemos muito mais defesas e apresentamos os resultados”.

Por fim, o presidente do IBGE falou sobre a Pesquisa de Orçamento Familiar e a Pesquisa Nacional de Saúde, realizadas pelo IBGE. Destacando sua condição de economista, cumprimentou o Corecon-MG, onde é registrado. “Acompanho desde sempre a trajetória do Corecon. É uma honra estar aqui diante de colegas de profissão, mas sobretudo honrando a instituição IBGE, que sempre amei”, finalizou.

A solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate pode ser assistida AQUI.