Cofecon lança projeto Economia em Debate, entrega honrarias e empossa nova diretoria

O Cofecon realizará na noite de 27 de janeiro, no Hotel San Marco, em Brasília, a solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate. Na ocasião, será empossada a presidência do Cofecon para o ano de 2022, bem como os novos conselheiros federais efetivos e suplentes com mandato no triênio 2022-2024. Também ocorrerá a entrega dos prêmios Personalidade Econômica do Ano, Mulher Economista, Mulher Transformadora e Destaque Econômico correspondentes a 2021.

Economia em Debate

O debate tomará grandes dimensões em 2022 e temas ligados à economia e ao dia a dia do brasileiro terão ainda mais destaque. Cumprindo as atribuições dadas pela Lei 1.411/51, o Cofecon convida os economistas para debater o futuro do País no pós-pandemia.

O primeiro evento será realizado nesta quinta-feira (27), às 17 horas. O ex-ministro Nelson Barbosa e o deputado federal Mauro Benevides Filho, ambos economistas, falarão sobre as perspectivas para a economia brasileira em 2022, tendo a colunista do jornal O Estado de S. Paulo Adriana Fernandes como jornalista convidada. O evento será transmitido por meio do canal do Cofecon no YouTube e pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=aE67LeryT68.

Também está confirmado um evento no dia 16 de fevereiro, no qual Claudio Ferraz, professor da Vancouver School of Economics e diretor do Poverty Action Lab, debaterá as políticas públicas baseadas em evidência e os caminhos para o desenvolvimento do Brasil.

No primeiro semestre do ano também está prevista a realização de debates com os assessores econômicos das várias candidaturas à Presidência da República, um momento no qual o Cofecon não apenas ouve as propostas de cada uma delas, mas também apresenta aquilo que considera prioritário para o País. É um momento no qual as candidaturas também conhecerão a função dos Conselhos de fiscalização (e, especificamente, do Cofecon).

Finalmente, em setembro será realizado o Simpósio Nacional do Conselhos de Economia (Since), em João Pessoa. O evento estava originalmente previsto para o ano de 2020, como parte das comemorações do centenário de Celso Furtado, economista cuja obra permanece muito atual dentro do cenário econômico brasileiro. O livro Formação Econômica do Brasil, considerado sua obra-prima, é um dos livros mais lidos dentro dos cursos de graduação em Ciências Econômicas no Brasil.

Posse da presidência do Cofecon

Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon nos dois últimos anos, será reconduzido para mais um mandato. Lacerda foi presidente da autarquia em 1999 e vice-presidente em 2019. É doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor-doutor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lacerda foi economista-chefe e diretor de economia de empresas e organizações, e atua como consultor econômico. É articulista assíduo de publicações, comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura) e autor de cerca de 20 livros na sua área de atuação, tendo sido um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, na área de economia, no ano 2001, pelo seu livro “Desnacionalização”.

Paulo Dantas da Costa será empossado como vice-presidente para o ano de 2021. Dantas é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Como Auditor Fiscal ocupou diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Corecon-BA e presidente do Cofecon em 2014 e 2015. Nos últimos anos teve destacada atuação nas comissões de Normas e Legislação e de Reforma Tributária.

Conselheiros federais efetivos

Os economistas Clóvis Benoni Meurer, Lauro Chaves Neto, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, Maurílio Procópio Gomes, Paulo Dantas da Costa e Heric Santos Hossoé serão empossados no cargo de conselheiro federal efetivo, com mandato no triênio 2022-2024. Conheça abaixo o perfil profissional de cada um deles:

Clóvis Benoni Meurer (1934/RS) – Graduado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas, com especialização em Private Equity e Venture Capital. Possui mais de 30 anos de experiência na atividade de investimentos e em serviços financeiros, liderando mais de 100 operações, com conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos.

Lauro Chaves Neto (2195/CE) – Economista, PhD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (111/PI) – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. É servidora pública com conhecimento na área de planejamento estratégico, inovação, projeto, desenvolvimento e meio ambiente

Maurílio Procópio Gomes (229/AL) – Formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou na Companhia Energética de Alagoas, na Telecomunicações de Alagoas, no Instituto de Desenvolvimento e Administração Municipal, além de ocupar cargos na prefeitura e no governo do Estado na gestão de Ronaldo Lessa. Foi coordenador da Funai Nordeste, com atuação nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Atualmente é aposentado da Secretaria Estadual de Saúde.

Paulo Dantas da Costa (1241/BA) – Já apresentado acima.

Heric Santos Hossoé (1471/MA) – Graduado em Ciências Econômicas, Mestre e Doutor (2018) em Políticas Públicas sendo todos os cursos realizados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além disso realizou aperfeiçoamento em Didática Universitária pela Escola de Negócios Excellence (ENE). Atualmente é professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Conselheiros federais suplentes

Serão empossados como conselheiros federais suplentes, com mandato no triênio 2022-2024, os economistas Eduardo Reis Araújo, Júlio Flávio Gameiro Miragaya, Paulo Hermance Paiva, Rogério Vianna Tolfo, Paulo Roberto de Jesus e Gustavo Casseb Pessoti. Conheça abaixo o perfil profissional de cada um deles:

Eduardo Reis Araújo (1408/ES) – Economista, mestre em economia e consultor do Tesouro Estadual do Espírito Santo. Foi presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) e é pós-graduado em Gestão Pública com módulo na Blavatinik School of Government em Oxford.

Júlio Flávio Gameiro Miragaya (4972/DF) – Economista que atua como consultor. Graduado em economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, mestre em Gestão Territorial e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Foi diretor técnico e de atendimento do Sebrae/DF; presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e coordenador geral de planejamento e gestão territorial da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Paulo Hermance Paiva (019/PB) – Formado em Economia na Universidade Federal da Paraíba, é especialista em análise de projetos para o desenvolvimento. Na Unicamp, estudou análise empresarial. Atuou como economista no Banco do Estado da Paraíba por 30 anos, em áreas como análise de projetos, gerência de desenvolvimento. Também exerceu o cargo de diretor de Seguridade da Previdência Privada Paraibana. Atualmente é aposentado.

Rogério Vianna Tolfo (5773/RS) – Economista, pós-graduado em gestão e finanças, especialista em fusões e aquisições, avaliações de empresas, captação de recursos de longo prazo através de projetos de viabilidade e incentivos fiscais. É assessor econômico da Mover’s.

Paulo Roberto de Jesus (1471/SC) – Formado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina e com especialização em Gestão de Segurança de Trânsito pela Unisul. Atuou como economista na Eletrosul ao longo de 33 anos. Atualmente é aposentado e realiza trabalho voluntário. É conselheiro na Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, na Universidade Federal de SC.

Gustavo Casseb Pessoti (5241/BA) – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Análise Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador (PPDRU-Unifacs), além de duas especializações (Planejamento Regional e Orçamento Público pela UFBA e Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Unifacs). É funcionário público concursado pela carreira de Especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas – EPPGG Estadual. Atuou como gerente de Estudos Econômicos, coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas e Diretor de Indicadores e Estatísticas na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/SEPLAN-BA). Foi também professor da Universidade Salvador e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Salvador. Atualmente é Coordenador de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Honrarias

A noite também será coroada com a entrega de várias honrarias por parte do Cofecon, correspondentes ao ano de 2021. São eles:

Personalidade Econômica do Ano – Denise Lobato Gentil. Entregue desde 2004, o prêmio reconhece economistas que contribuíram para o desenvolvimento das Ciências Econômicas e da profissão de Economista. Denise Gentil é graduada pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981), com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA (1986) e doutorado em Economia pela UFRJ. É professora associada do Instituto de Economia da UFRJ nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. É pesquisadora na área de macroeconomia, com foco em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico. Em 2020 recebeu do Cofecon o prêmio Mulher Economista.

Mulher Economista – Esther Dweck. A honraria foi criada em 2020 para reconhecer mulheres que tenham contribuído para o desenvolvimento das Ciências Econômicas e da profissão de economista. Esther Dweck é professora associada do Instituto de Economia da UFRJ, onde coordena o grupo de economia do setor público. É doutora em Economia pela UFRJ (2006), com período-visitante na Scuola Sant’Anna, em Pisa, Itália. Tem experiência em economia do setor público, crescimento liderado pela demanda, crescimento insumo-produto, integração micro-macro, complexidade econômica e modelos baseados em agentes. Entre 2011 e 2016 atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nos cargos de chefe da assessoria econômica e secretária do orçamento federal.

Destaque Econômico / Desempenho Técnico – IBGE. A premiação reconhece entidades públicas ou privadas que tenham alcançado destaque na aplicação prática do instrumental fornecido pela Ciência Econômica. Criado em 1934 e instalado em 1936, o IBGE é referência nacional na produção de indicadores econômicos.

Destaque Econômico / Academia – UFRJ. A categoria é destinada a nobilitar instituições de ensino superior, universidades ou outras entidades que tenham se destacado no avanço ou aperfeiçoamento do ensino de Ciências Econômicas. O atual Instituto de Economia da UFRJ foi criado em 1996 a partir da fusão do Departamento de Economia (que era parte da antiga Faculdade de Economia e Administração) com o Instituto de Economia Industrial, criado em 1979. Mas o ensino de economia pela instituição vem de muito tempo antes: em 1946 a então Universidade do Brasil (designação antiga da UFRJ) incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro.

Destaque Econômico / Mídia – Jornal GGN. Esta modalidade reconhece veículos de comunicação que tenham se destacado por sua qualidade na transmissão de informações econômicas à sociedade. O Jornal GGN foi lançado em 2013 pelo jornalista Luís Nassif para fazer jornalismo crítico.

Mulher Transformadora – Nísia Trindade Lima. A honraria foi criada para reconhecer mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, economia solidária e empreendedorismo, transformando ideias em negócios e capacitando comunidades em várias modalidades produtivas. Nísia Trindade é graduada em ciências sociais, com mestrado em ciência política e doutorado em sociologia, Nísia Trindade Lima é presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). À frente da instituição, liderou as ações de enfrentamento à pandemia no Brasil. Entre outras iniciativas, a Fiocruz criou um novo centro hospitalar no campus de Manguinhos; aumentou a capacidade nacional de produção de kits de diagnóstico e processamento de resultados de testagens; organizou ações emergenciais junto a populações vulneráveis; ofereceu cursos virtuais para profissionais do SUS; lançou o manual de biossegurança em escola; e tornou-se o laboratório de referência em Covid-19 para a Organização Mundial da Saúde nas Américas.